Está aberta a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 08 Dezembro 2022 14:57
Na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, ocorreu a abertura oficial da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, que é gratuito e aberto ao público, tem o objetivo de mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, sobre temas e atividades de ciências e de tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
O tema desta edição é Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e a realização é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Finep – Inovação e Pesquisa e do governo do Distrito Federal. Os recursos para realização da Semana são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
A inciativa, que ocorre anualmente em Brasília desde 2004, conta com um estande da Federação das Indústrias do DF (Fibra), do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). No espaço, os alunos das instituições apresentam os projetos desenvolvidos em sala de aula. São trabalhos escolares que envolveram pesquisas, estudos de caso, saídas de campo e montagem de protótipos e que têm como base a inovação como solução para demandas da indústria 4.0.
“A participação na Semana reforça as ações metodológicas do Sesi e do Senai, que atuam em prol do protagonismo do aluno. É um sistema no qual crianças e jovens são estimulados a dominarem o próprio aprendizado e o professor ou instrutor exerce o papel de mediador do conhecimento. Em um evento como esse, em que eles apresentam a culminância dos projetos de inovação, é mostrada a competência e a efetividade do ensino das nossas escolas”, explica o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, que também é diretor regional do Senai-DF.
A cerimônia de abertura do evento desta terça-feira (29) teve participação dos alunos da 14ª turma do Vira Vida. Eles apresentaram o Hino Nacional Brasileiro e a música Anunciação, de Alceu Valença, com instrumentos feitos de materiais reciclados. A performance ocorreu no Palco Cultural. O programa, executado pelo Sesi-DF, atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.
Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de acesso a trabalhos científicos. “São expostos projetos de jovens atores com potencial para construirmos um futuro melhor. É a educação alinhada a tecnologia. Além disso, o evento é um programa familiar para aprender e se divertir.” Ao final de sua fala, feita no palco principal, ele convidou os integrantes do Vira Vida para tocar novas músicas.
O horário de visitação do estande da Fibra, do Sesi-DF e do Senai-DF será das 8 às 18 horas, até 4 de dezembro.
Conheça os projetos do Sesi-DF:
Apresentarão dramatúrgica
Alunos do Novo Ensino Médio do Sesi-DF, acompanhados de professores de Linguagens e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, apresentarão a peça dramatúrgica Marias do Brasil — Arte, Ciência e Revolução, que aborda a história social e cultural da ciência no País. O teatro será encenado no palco principal nos seguintes dias e horários:
- 30 de novembro às 16h
- 1º de dezembro às 13h
- 3 de dezembro às 10h
- 4 de dezembro às 11h
Artéria
O projeto Artéria tem como objetivo criar tubulações que sejam mais acessíveis, duradouras e eficazes para uso em regiões carentes de conexão física entre pontos de armazenamento e de utilização da água, reduzindo o desperdício e a perda dos recursos hídricos por infiltração e evaporação.
Ambu Mecânico
O protótipo é a automatização da bolsa de reanimação, equipamento utilizado por profissionais de saúde para executar respiração mecânica em emergências. O protótipo poderá ser utilizado em escolas e empresas, por exemplo, contribuindo para a recuperação de pacientes em condição crítica.
Argent – Filtro de Papel Impregnado com Nanopartículas de Prata
Desenvolvimento de filtro de papel impregnado com nanopartículas de prata, a partir de papéis coletados no ambiente escolar e na comunidade. O projeto visa a sustentabilidade e a tecnologia, ampliando a potencialidade de aplicação do papel como filtro para água residual e em embalagens inovadoras, uma vez que a combinação entre fibras de celulose e polímeros condutores de corrente elétrica vão abrir para designers novas possibilidades de comunicação aliada à nanotecnologia e à biotecnologia.
Biodigestor Caseiro – Uma Alternativa Sustentável
O projeto propõe alternativas de produção de energia por meio da construção de um biodigestor, com o reaproveitamento das sobras de alimentos do refeitório da escola, como forma de promover a sustentabilidade.
CoopGlass - Cooperativa de Coleta de Vidro
O projeto consiste em criar uma planta baixa e de modelo impresso em 3D de uma cooperativa de reciclagem de vidro. O material a ser reciclado será recolhido em pontos de coletas por catadores de materiais recicláveis para artesanato ou para a produção de novos objetos, substituindo totalmente o insumo virgem, sem perda de qualidade. A coleta também incluirá o caco de vidro no processo de fabricação de vidro e construção civil.
X-Era Oficina Maker
Divulgar, promover a ciência e incentivar os estudantes na iniciação científica frente aos novos desafios do Novo Ensino Médio. Os estudantes da Rede Sesi-DF de Educação atuarão como tutores nas áreas transversais de robótica, física, matemática, biologia e química. Já no eixo de ciências humanas, na construção do pensamento crítico e de soluções baseadas de transformações sociais.