Sesi-DF forma mais de 400 alunos em 2022
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 04 Janeiro 2023 09:42
“O Sesi é maravilhoso! A equipe pedagógica é atenciosa, os professores são dinâmicos e o ensino não é tradicional, pois fazemos atividades que envolvem jogos, pesquisas de campo e tantas outras coisas legais. A escola estimula que nós [estudantes] busquemos o conhecimento por meio de ferramentas tecnológicas, então aprendemos nos divertindo”, disse a formanda do 9º ano do Ensino Fundamental da escola do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) Giovanna Santana, de 14 anos.
A aluna participou da cerimônia de formatura que ocorreu no sábado, 10 de dezembro, no ginásio do Sesi Taguatinga, ao lado de outros 123 jovens. No grupo, havia estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Novo Ensino Médio. A colação de grau encerrou as celebrações de 2022 da instituição, que no mesmo local, pela tarde, recebeu os formandos da unidade escolar de Taguatinga, e que sediou o evento dos alunos da escola de Sobradinho na sexta-feira (9).
Para a mãe de Giovanna, Luciana Santana, de 47 anos, o diferencial do Sesi-DF está na proposta pedagógica. “Escolhi o Sesi pela metodologia aplicada em sala de aula, de trabalhar a interdisciplinaridade, o pensamento crítico, o desenvolvimento socioemocional e a comunicação das crianças.”
A Rede Sesi-DF de Educação propõe que a educação básica vá além do conhecimento didático da sala de aula, preparando o aluno para os mundos profissional e acadêmico. A proposta pedagógica é pautada em quatro pilares educacionais: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
O currículo escolar oferece conteúdos como tecnologias, empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social e economia, além de trabalhar o desenvolvimento de competências socioemocionais. A instituição também incentiva a participação dos alunos em competições educacionais no Brasil e no exterior, como o Torneio Sesi de Robótica e o Torneio F1 nas Escolas.
“A formatura é um momento de celebração dos resultados alcançados durante o ano letivo. A educação acontece no lar, com a família, e se complementa no processo educacional, dentro do ambiente escolar. A interação entre esses dois atores é fundamental para evolução do aluno, que é o grande protagonista”, explica o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.
Na escola de Taguatinga, 79 alunos concluíram o Ensino Fundamental, 74 foram aprovados no Novo Ensino Médio e outros 57 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Max Presley Fernandes (foto à esquerda), de 45 anos, foi um dos formandos. Ele terminou os estudos que tinham sido interrompidos há mais de 30 anos. “O Sesi reacendeu um sonho antigo, que estava estacionado na minha história. Não ter um certificado me impedia de crescer profissionalmente, mas agora tudo irá mudar”, comemorou.
Max foi um dos alunos atendidos na Comunidade Terapêutica Novo Tempo, que fica localizada no Recanto das Emas. A equipe pedagógica do Sesi-DF ia até o local uma vez por semana para ministrar as aulas presenciais e, nos outros dias, os conteúdos eram dados por meio de plataforma online. Foram 1.200 horas de estudo. Dessas, até 200 horas destinadas a um curso de qualificação, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).
Já o Sesi Sobradinho formou 133 alunos no Novo Ensino Médio em 2022. Entre eles, Pedro Sales (foto à direita), de 17 anos. O jovem cursou o ensino regular e fez o curso técnico em Eletrotécnica. “Ter uma qualificação profissional me permitiu entrar no mercado de trabalho cedo. Hoje eu sou estagiário da Neoenergia, faço a intermediação entre clientes e técnicos. Pergunto sobre a rede de elétrica e se houve problema com equipamentos da empresa e, com base na descrição, repasso o problema para área responsável. Para isso, é necessário ter um conhecimento básico”, afirma Pedro.
Matrículas abertas
Estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2023 na Rede Sesi-DF de Educação. As escolas do Gama e de Taguatinga atendem estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Novo Ensino Médio. A unidade de Sobradinho e de Brasília, localizada no Setor de Indústrias Gráficas, recebe alunos dos três anos do Novo Ensino Médio.
Pelo site sesidf.org.br é possível conhecer a infraestrutura das escolas, os diferenciais e as frentes educacionais. Também estão no site os contatos das três unidades, que além do atendimento presencial e por telefone, também respondem por Whatsapp.
Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.