Além do torneio: a robótica como ferramenta pedagógica
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- Última Atualização: Sábado, 18 Março 2023 19:55
“A robótica me ensinou a ter responsabilidade com todas as minhas coisas. Também aprendi a programar, uma coisa que eu não sabia de forma alguma e queria muito aprender”, conta Júlio César Rodrigues, de 12 anos. Aluno do 7º ano do Ensino Fundamental da escola do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), ele é um dos 23 estudantes da Rede que participam do 5º Festival Sesi de Robótica, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrinha.
Com o olhar atento, ele observa concentrado os movimentos do robô que ajudou a desenvolver e a programar na equipe Lego of Olympus, da qual participa. Na robótica, o trabalho é coletivo, assim como os ganhos com a troca de experiências: “Quando eu entrei, recebi apoio de várias pessoas, como meus técnicos e mentores, e ganhei muito mais habilidade na programação”.
Nesta temporada, as competições do Festival têm como tema Energize, com o propósito de convidar crianças e adolescentes a reimaginar o futuro da energia sustentável. Apenas no espaço dedicado à First Lego League (FLL) Challenge, na qual Júlio César compete, são 700 estudantes, divididos em cem equipes. Cada uma tem um estande e nele apresenta um projeto com solução inovadora para um problema do mundo real.
“Tem muita coisa diferente em relação a todas as energias! Isso aqui eu levo para a vida, é conhecimento!”, diz, encantado, ao contar que o que viu ao percorrer os estandes dos participantes de outras unidades da Federação.
Gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva explica como a participação em atividades desse tipo contribui para o desenvolvimento dos estudantes. “Essa preparação tem cunho mais educacional do que de competição”, analisa. “Os alunos aprendem a desenvolver competências técnicas e socioemocionais, lidam com empreendedorismo, trabalham em equipe e resolvem problemas reais da nossa sociedade. Tudo isso é levado para dentro da sala de aula, onde eles têm interação maior com todos os alunos e professores em busca dos conhecimentos relacionados às atividades pedagógicas.”
Futuro da educação
Como parte das atividades do Festival, o Sesi-DF programou a participação de 160 alunos do 8º e do 9º anos, da própria instituição e da rede pública de ensino, em aulas experimentais da Escola Sesi de Referência. O novo modelo de ensino, em fase de implementação no País pelo Departamento Nacional do Sesi, busca inspirar o aluno a se tornar protagonista da própria história ao colocar no centro do processo pedagógico os elementos da essência STEAM: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir.
No modelo de sala de aula montado no Festival, os alunos participam de atividades em quatro estações tecnológicas, que abordam desafios educacionais nas plataformas Minecraft Education, CoderZ, PhET e Labdisc.
A programação do Festival teve ainda o V Seminário Internacional Sesi Senai de Educação. O encontro reuniu especialistas e pesquisadores da área, além de gestores escolares e docentes. O tema desta edição foi Educação e Desenvolvimento do País: Desafios e Perspectivas. Gestores e equipe técnico-pedagógica do departamento regional do DF do Sesi e do Senai participaram da ação.