Alunos do Sesi-DF são finalistas e apresentam projeto em feira de ciências e engenharia em São Paulo
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 29 Março 2023 10:43
Dois estudantes e um ex-aluno da escola de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) desembarcaram nesse domingo, 19 de março, em São Paulo (SP), para participar da 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O projeto Saelo — Sistema Automático do Elo Animal, desenvolvido pelo grupo, é finalista na mostra pré-universitária, que ocorrerá de 21 a 24 de março.
A ideia dos alunos é voltada para o monitoramento remoto de animais de estimação. Por meio de um sistema conectado à internet, tutores podem controlar a reposição de comida e água e, com uma câmera de monitoramento e um reprodutor de som, observar o animal e se comunicar com ele. O projeto é representado pelos alunos Natan Vanique, de 16 anos, e Victória Resende, de 17 anos, que estudam a 3ª série do Novo Ensino Médio. Ex-aluno da instituição, Kaique Persch, de 18 anos, foi mentor da equipe e a orientação é da professora Karla Soares. Em setembro de 2022, a criação foi vencedora do primeiro hackathon 5G do Brasil.
Ao todo, na Febrace, são 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o País. A avaliação será feita por professores universitários e especialistas. Os melhores trabalhos serão premiados em diversas categorias com troféus, medalhas, bolsas e estágios. Também serão selecionados nove projetos para participar da Regeneron ISEF 2023, competição escolar de ciências, tecnologia, engenharia e matemática que será realizada em maio nos Estados Unidos.
A Febrace é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). O objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, de forma a despertar novas vocações nessas áreas e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
Projeto Artéria é semifinalista
De acordo com a organização da Feira, o concurso recebeu a inscrição de 1,8 mil projetos, dos quais 500 se classificaram como semifinalistas. Nesse grupo, além do Saelo, que avançou de fase, está o projeto Artéria, também de alunos do Sesi Sobradinho. Eles foram classificados como semifinalistas e, apesar de não terem passado para a final, também terão o conteúdo exposto em mostra virtual.
Os estudantes criaram uma tubulação de baixo custo feita a partir de pó de borracha de pneu triturado prensado com selante de poliuretano e revestido por resina. A solução é apresentada para irrigação em um sistema de agricultura familiar, em substituição à distribuição de água a céu aberto. Ao evitar o desperdício e a perda dos recursos hídricos por infiltração e evaporação, a ideia é apresentada como uma alternativa sustentável, tanto financeiramente como ecologicamente, para conexão entre pontos de armazenamento e de utilização de água.
Na Febrace, o projeto é representado pelas alunas Maria Rita Xavier, Karen Farias e Jamily Soares, de 17 anos, que cursam a 3ª série do Novo Ensino Médio e estão à frente da iniciativa este ano. A ideia teve início em 2022, com outros alunos, que já se formaram. No início de 2023, a ideia foi finalista do desafio Inspira Tech, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Ministério da Educação. O projeto é orientado e coorientado pelas professoras Karla Soares e Kamila Sousa, respectivamente.
Votação popular
Além da exposição presencial, no espaço Inova USP, o projeto Saelo pode ser visitado na plataforma virtual da Feira, pelo site virtual.febrace.org.br, na categoria Engenharia. O Projeto Artéria também está exposto na mostra online, na categoria Ciências Agrárias.
Nos dois casos, as apresentações virtuais das iniciativas concorrem ao prêmio de votação popular, que será concedido aos projetos cujos vídeos tiverem mais visualizações no YouTube.
Clique aqui para assistir ao vídeo do projeto Saelo.
Clique aqui para assistir ao vídeo do projeto Artéria.