Alunos do Sesi-DF apresentam projetos de inovação na Campus Party Brasília
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 14 Abril 2023 18:30
Até domingo, 9 de abril, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha sediará a quinta edição da Campus Party Brasília. O evento, que teve início no dia 5 apenas para inscritos, liberou nesta quinta-feira, 6 de abril, a Área Open, com atividades abertas ao público em geral.
A convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Distrito Federal, o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) levou hoje ao estande da instituição dois projetos educacionais.
Dois grupos de alunos apresentaram ideias desenvolvidas por eles. Pela manhã, foi a vez do projeto Artéria, apresentado pelas estudantes Karen Farias e Maria Rita Xavier, de 17 anos, que cursam a 3ª série do Novo Ensino Médio no Sesi/Senai Sobradinho. Com o apoio de uma maquete, elas exibiram aos visitantes uma tubulação de baixo custo feita a partir de pó de borracha de pneu triturado prensado com selante de poliuretano e revestido por resina.
A solução é voltada para irrigação em um sistema de agricultura familiar, em substituição à distribuição de água a céu aberto. Ao evitar o desperdício e a perda dos recursos hídricos por infiltração e evaporação, a ideia é apresentada como uma alternativa sustentável, tanto financeiramente como ecologicamente, para conexão entre pontos de armazenamento e de utilização de água.
“É muito gratificante estar em um grande evento como esse. Está sendo uma experiência única e de muito conhecimento”, destaca Karen Farias. No início deste ano, a invenção foi finalista do desafio Inspira Tech, promovido pelo Sebrae e pelo Ministério da Educação; também foi semifinalista da 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O projeto é orientado pela professora Karla Soares.
À tarde, foi a vez de estudantes do Sesi Gama falarem sobre a criação que desenvolveram: a pulseira Move Plus, que transforma as energias cinética e térmica, produzidas pelo corpo humano, em energia elétrica. A conversão possibilita o carregamento por indução de aparelhos celulares e contribui para o meio ambiente, uma vez que reutiliza energia que seria desperdiçada.
O projeto foi desenvolvido para a temporada 2022/2023 de competições de robótica da First Lego League (FLL) Challenge, que teve como tema Energize, com convite para que crianças e adolescentes de vários países pensassem o futuro da energia sustentável. A ideia levou troféu de melhor projeto de inovação na etapa do DF do Torneio FLL Challenge.
“Antes de participar de uma equipe de robótica, eu não imaginava que eu poderia fazer um projeto para estar aqui [na Campus Party]; eu via as outras pessoas fazendo e era surreal! Agora, eu também posso e isso é muito legal”, comenta empolgada a aluna Iane Lemos, de 13 anos, que estuda o 8º ano Ensino Fundamental no Sesi Gama. “Aqui, a gente consegue conhecer muita coisa e ver que nosso projeto também está à altura”, completa.
Além de Iane, também estavam na Campus Party apresentando o Move Plus os estudantes Júlio César Rodrigues, de 12 anos, e Sofia Castro, de 13 anos, que estudam o 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, respectivamente.