Vira Vida vence Prêmio Neide Castanha na categoria Boas Práticas em Rede

23 6 2022 Aula inaugural Vira Vida 14 Foto Victor Hugo Pessoa 10O programa Vira Vida realizado pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) é vencedor da 12ª edição do Prêmio Neide Castanha, na categoria Boas Práticas em Rede. A iniciativa, promovida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o apoio da Rede ECPAT Brasil, tem como objetivo reconhecer pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no combate à violência sexual contra esse público.

O resultado foi divulgado em 8 de maio, no portal da campanha Faça Bonito, alusiva ao 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A entrega da estatueta da premiação ocorrerá nesta quinta-feira (18), às 15h30, em sessão solene na Câmara dos Deputados.

O Vira Vida atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social. A metodologia é dividida em quatro eixos: desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos; capacitação para o mercado de trabalho, que vai da educação básica a cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e a mental; e empregabilidade, que é o encaminhamento a programas de aprendizagem, estágio ou emprego formal.

A premiação se dá pela atuação articulada com integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente no processo de identificação e encaminhamento de jovens para o programa e acompanhamento durante o andamento das turmas.

“O Vira Vida não teria condições de existir sem as entidades que acolhem os adolescentes vítimas de violência sexual, porque são elas que fazem a primeira abordagem do indivíduo em seu território, identificam a violência sofrida e dão o encaminhamento necessário seguindo todo o fluxo de proteção. Nós promovemos os direitos em conjunto, daí o sucesso”, explica a assessora de Responsabilidade Social do Sesi-DF e coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima.

A integração também ocorre com instituições do Sistema S parcerias da iniciativa para a execução das fases do programa, com aulas de educação básica, continuada e profissional e atendimentos médicos e odontológicos.

O programa Vira Vida
O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008 e atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada turma do programa tem duração que varia de 12 a 18 meses e, durante as atividades, os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares, que trabalham vertentes psicossociais, de qualidade de vida e de educação.

No Distrito Federal, o Vira Vida é realizado pelo Sesi-DF desde 2009, tendo formado 500 alunos em 13 turmas. A 14ª turma do programa no DF teve início em maio de 2022, com 100 participantes. O atendimento aos jovens é realizado na unidade Sesi São João XXIII, espaço dedicado exclusivamente ao programa.

Quem foi Neide Castanha
A premiação homenageia Neide Castanha, defensora dos direitos humanos que dedicou parte da vida na luta contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil. Ela foi fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Texto: Samira Pádua
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF – 23.6.22
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2