Vira Vida encerra atividades da 14ª turma

3 6 2023 Aula da Saudade da VV14 foto Bruno Frauzino Sesi DF“Existe uma Joana* antes do Vira Vida e outra depois de ter participado do programa. Eu me redescobri. Posso dizer que construí novos sonhos e aprendi a conviver melhor com a minha família”, diz a jovem de 16 anos, um dos 95 integrantes da 14ª turma do Vira Vida. A iniciativa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.

Cada turma tem duração de um ano, período em que os alunos têm aulas de educação básica e profissional, acompanhamento psicossocial e promoção de direitos de saúde, além de uma bolsa-auxílio mensal. Diariamente, eles também recebem três refeições. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva dos participantes.

Para finalizar a participação do grupo no Vira Vida, a equipe multidisciplinar promoveu uma aula da saudade. O encontro foi em 3 de junho, no Sesi Gama. O primeiro momento foi de lazer, com direito a banho de piscina e almoço.

A segunda parte da celebração foi voltada para a vivência Túnel do Amor, na qual cada integrante passava, de olhos vendados, no meio de um corredor formado pelos outros alunos e pelas equipes pedagógica, administrativa e de assistência social. A técnica busca trabalhar o respeito, a admiração e o cuidado com o próximo.

“A frase que inicia o processo é ‘Feche os seus olhos e abra o seu coração’. Os colegas e os profissionais do Vira Vida falam para cada um algo que esquente a alma, seja um elogio, seja uma frase de motivação. É um momento de eles reviverem as memórias boas pelas quais passamos nesse um ano juntos”, explica a assessora de Responsabilidade Social do Sesi-DF e coordenadora do programa, Cida Lima.

3 6 2023 Aula da Saudade da VV14 fotoBruno Frauzino Sesi DFNo decorrer dos encontros do Vira Vida, os alunos participam de rodas de terapia comunitária. É um espaço para falar das dores e dificuldades. Na última aula, a proposta é contrária. A ideia é relembrar os bons momentos e enxergar o amadurecimento e o crescimento pessoal. “Devolvemos a eles dignidade, pois muitos chegam para nós destruídos pelos traumas que sofreram na infância. Também devolvemos confiança, que muitas vezes foi perdida para aqueles que deveriam cuidar e amar, mas que os machucaram”, relata Cida.

A metodologia do Túnel do Amor faz com que os jovens se sintam acolhidos e amados, por isso as falas são regadas de choros e de abraços. “Eu ouvi coisas que nunca imaginei que pudessem me enxergar de tal forma. Disseram que eu sou uma ótima amiga, confiável, inteligente e que tenho um futuro brilhante. Isso pode parecer pequeno para alguns, mas é valioso demais para mim”, conta, sorridente, Joana. Ela está inserida no mercado de trabalho como jovem aprendiz do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

É na sede do Ministério Público do DF que ocorrerá a formatura da 14ª turma do Vira Vida, em 27 de junho, em cerimônia para convidados.

Combate ao trabalho infantil
Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no DF, do Ministério do Trabalho e Emprego, realizou uma exposição fotográfica. A mostra foi exibida de 12 a 14 de junho, no Venâncio Shopping, e reuniu 12 fotografias do acervo de imagens da superintendência feitas por auditores fiscais durante a década de 1990 em áreas urbanas e rurais da capital federal e do Entorno. A ação teve o objetivo de sensibilizar a população contra o trabalho infantil.apresentação de musicalização daVV14 13.6 fotoMarcosGomes SesiDF

Alunos do Vira Vida participaram da ação com musicalização, ao lado do Patubatê — grupo performático de percussão que usa instrumentos feitos em material reciclável. Eles tocaram e cantaram músicas que foram de clássicos como Anunciação, de Alceu Valença, a contemporâneas como Baile de Favela, do MC João. Durante o ano, o Patubatê deu oficinas para a 14ª turma do Vira Vida, na construção de equipamentos e com conteúdos sobre ritmo.

Conheça o Vira Vida
A metodologia do programa, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, é dividida em quatro eixos: desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos; capacitação para o mercado de trabalho, com educação básica e cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e mental; e empregabilidade.

Para a execução da 14ª turma, foi firmado um termo de convênio entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e o Sesi-DF, que destinou R$ 3,8 milhões por meio de emenda do então deputado distrital Rodrigo Delmasso, atual secretário da Família e Juventude do DF.

A iniciativa tem o apoio de outras instituições do Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF). O atendimento aos jovens é realizado na unidade Sesi São João XXIII, espaço dedicado exclusivamente ao programa.

*Nome fictício em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos da aula da saudade: Bruno Frauzino/Sesi-DF
Fotos da exposição: Marcos Gomes/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2