Sesi-DF promove Semana Pedagógica com professores

Na busca incansável pela excelência na educação, o Sesi-DF realiza a Semana Pedagógica 2010, com o tema Formação Continuada em Cena: O Professor como Protagonista da Aprendizagem. Com programação extensa e recheada de temas atuais - como o uso da tecnologia na sala de aula - e de assuntos complexos - como dislexia na leitura - o encontro segue até sexta-feira (29/1), para os cerca de 240 professores da rede Sesi de Educação, além dos técnicos e o pessoal de apoio que trabalham no ambiente escolar.

Para a diretora de Educação para a Nova Indústria do Sesi-DF, Learice Alencar, o foco de trabalho para 2010 é os processo de ensino, focado na aprendizagem. “O nosso objetivo é incomodar com o assunto, fazer os professores refletirem sobre a proposta, para que ela seja desenvolvida durante o calendário escolar de 2010”, disse. Ainda segundo a diretora, promover a capacitação continuada é uma forma de responder às demandas da sociedade. “Temos que inovar sempre e buscar melhorias, incansavelmente. Buscamos a empregabilidade dos alunos que passam por nós. Pensamos nas crianças de seis anos de idade já fazendo uma projeção para que ela se prepare conosco no Ensino Médio Articulado. Então é preciso inovação, capacitação de pessoal”, explicou.

A abertura da Semana Pedagógica, realizada na segunda-feira à noite (25/1), no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, contou com a presença da psicóloga da UnB, Claisy Marinho. Na oportunidade, os docentes puderam aprofundar o tema proposto: O professor Protagonista da Aprendizagem. Durante a palestra, Claisy mostrou o professor como ator principal e mediador de transformação social. “Vocês não são apenas responsáveis pelo ensino/aprendizagem, mas pelo desenvolvimento do País”, afirmou.

No primeiro dia, os participantes puderam ainda assistir a uma apresentação cultural do Instituto Reciclando Sons, com o espetáculo Ciclo da Vida. Já no segundo dia, foram realizadas 13 oficinas com temáticas distintas, no Sesi Ceilândia. São elas: Contando histórias; Dislexia na leitura; Jogos Cooperativos; Problemas de Saúde e relação com problemas de aprendizagem; O papel da avaliação na aprendizagem; Língua Portuguesa no dia a dia; TDAH na escola: compreender para intervir; e Técnicas de limpeza.

Para a bibliotecária e responsável pela oficina Contando histórias, Anita Cristina, o computador, a Internet, as tecnologias têm afastado os alunos dos livros. “Portanto, a oficina pretende ensinar ao professor como usar o recurso de contar de histórias dentro de sala, para tornar as aulas mais dinâmicas, mais atrativas, servindo de incentivo para a busca da leitura”, disse.

Já para o professor de Geografia e História do Sesi Ceilândia, Otávio Barreto, a Semana Pedagógica do Sesi tem superado as expectativas. “Participei de semanas pedagógicas em outras instituições e nunca tive a oportunidade de presenciar uma apresentação cultural como tivemos aqui, por exemplo, o que releva que a programação desta semana é bem completa. “Fiz a oficina de Jogos Cooperativos. Foi excelente. Eu preciso desse tipo de capacitação para realizar meu trabalho de forma mais lúdica”, completou.

De hoje (27/01) a sexta-feira (29/1), os professores participarão ainda da capacitação do projeto Caráter conta; capacitação Rede Pitágoras; capacitação Caminho Aberto para a Inovação do Enriquecimento Curricular.

Suzana Leite
Jornalista

Foto: Cristiano Costa

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2