Sesi-DF faz blitz em empresas em campanha pré-carnaval
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
O feriado mais esperado pelos brasileiros se aproxima. O Carnaval é a alegria do povo. A música, a dança e a euforia em geral, embalam as pessoas, que acabam esquecendo-se do mundo, dos problemas, das dificuldades. Todos querem curtir a alegria emanada pelas escolas de samba, pelas músicas de salões, pelo carnaval de rua. Contudo, é nessa hora de folia contagiante de que se eleva o consumo de bebidas alcoólicas, o que leva a maioria das pessoas a esquecer de se proteger, aumentando o risco de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive do HIV (AIDS) e também o aumento do número de gravidez indesejada. Isso porque, na maioria dos casos, o uso do preservativo não é lembrado.
Diante desse problema crônico no Brasil, o Sesi-DF, por meio da Diretoria de Atividades da Indústria Saudável, promoverá uma campanha pré-carnaval. O projeto A AIDS não é problema de Saúde, mas de todos, prevê visitas da equipe do Sesi-DF, de 8 a 12/2, à empresas industriais da capital federal, a fim de orientar os empregados sobre os riscos de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, além dos meios mais eficazes de prevenção mediante o uso do preservativo. As palestras promovidas nas empresas serão feitas para homens e mulheres em separado, a fim de facilitar e direcionar o bate-papo.
Além disso, serão realizadas visitas monitoradas à exposição I Festival Internacional de Humor em DST e Aids - uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Instituto Memorial de Artes Gráficas (IMAG), localizada no Centro Cultural Sesi (CCS). O I Festival conta com cartuns, selecionados de 1,5 mil trabalhos, vindos de 50 países. É mais uma ação do Programa Nacional de DST e Aids que há mais de 20 anos está na luta contra a doença, promovendo e formulando políticas públicas para o acesso ao tratamento, às formas de prevenção, à dignidade, à cidadania, e à não discriminação da pessoa vivendo com HIV e Aids. O I Festival Internacional de Humor em DST e Aids já passou por diversos estados do Brasil, além do México, Estados Unidos, Cazaquistão.
E não para por aí. O Sesi-DF distribuirá preservativos durante o atendimento realizado nas indústrias. Está prevista a entrega de aproximadamente 3 mil camisinhas. Além disso, todas as pessoas participantes do projeto receberão um kit, que conterá material lúdico sobre as doenças sexualmente transmissíveis, contendo, por exemplo, um jogo da memória com informações acerca do tema. As empresas receberão, ainda, cartazes sobre AIDS para anexar em lugares estratégicos e de grande circulação dentro do ambiente de trabalho.
Segundo a diretora de Atividades da Indústria Saudável, Maria Aparecida de Oliveira, esta é mais uma ação do Sesi-DF em prol da necessidade urgente de mudança no comportamento sexual. “Queremos alcançar o maior número de trabalhadores da indústria, a fim de que eles possam aproveitar o Carnaval de forma consciente e segura. Como diz o tema do projeto, A AIDS não é problema de Saúde, mas de todos, ninguém pode se esquivar dessa responsabilidade”, alerta.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
61 3362-3839