Temporada 2023 do Sesi-DF Cultural recebeu mais de 5 mil espectadores

15 11 2023 Quartas Culturais Show Musical Elas Cantam Rita Lee Acústico Fotos Marcos Gomes 14No ano passado, o projeto Sesi-DF Cultural cumpriu mais uma vez o objetivo de contribuir para a democratização do acesso à arte, levando vários gêneros de teatro e música a diferentes pontos da capital. Na temporada 2023, a iniciativa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoveu 23 atividades culturais gratuitas — 5.418 pessoas assistiram às apresentações, realizadas de junho a novembro.

Foram 14 espetáculos de teatro e nove de música. O projeto levou artistas às Regiões Administrativas do Gama, do Plano Piloto, de Sobradinho e de Taguatinga. Além dos espaços do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), houve ações na empresa Brasal Refrigerantes e dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia — evento organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

15 11 2023 Quartas Culturais Show Musical Elas Cantam Rita Lee Acústico Fotos Marcos Gomes 19As atrações foram às quartas-feiras — as chamadas Quartas Culturais. Teve programação para crianças e para adultos. Palhaços, bonecos, violas, guitarras, clássicos e inovações. O encerramento, em 15 de novembro, no Sesi Central Park, foi um tributo a Rita Lee (1947–2023). Em versão inédita acústica, Larissa Vitorino, Ana Lélia, Carol Melo e Ana Clara Hayley apresentaram o show Elas Cantam Rita Lee. O projeto celebra a carreira de uma das maiores artistas da música brasileira e apoia ações em benefício de mulheres.

O grupo, que se reúne esporadicamente, existe há cerca de cinco anos. A ideia é misturar vários estilos e timbres de voz. “É uma experiência única a junção dos estilos e a energia dos gêneros musicais. A música é a luz da vida de todas as integrantes e apresentar o nosso dom no Sesi-DF Cultural é fantástico, pois alcançamos pessoas que estão em busca de show de qualidade e muitas vezes não podem custear ingressos para toda a família”, disse Larissa Vitorino.

A mineira Ana Lélia detalha a proposta do show: “Ao subir no palco, mostramos ao público que mulheres também fazem e são do rock, além de apresentarmos canções que falam sobre o poder feminino. Causar reflexões de pautas sociais por meio das letras também é uma forma que temos de debater assuntos tão importantes para a sociedade e, claro, tudo isso de maneira gostosa e curtindo boa música”.15 11 2023 Quartas Culturais Show Musical Elas Cantam Rita Lee Acústico Fotos Marcos Gomes 2

Nathália Millen, de 32 anos, e a mãe dela, Marlúcia Guedes, de 69 anos, assistiram ao espetáculo musical e saíram encantadas. “Minha juventude foi ouvindo rock nacional, é uma paixão. Ter a chance de relembrar essa época ao som de vozes fantásticas e ao lado da minha filha é maravilhoso. Lança Perfume, por exemplo, é uma das minhas canções preferidas — cantei e vibrei muito quando tocaram. Espero ter a chance de vir em muitos outros shows do Sesi, pois a organização e a qualidade estavam impecáveis”, observou Marlúcia.

Ação social
Os ingressos para todas as atrações do Sesi-DF Cultural em 2023 foram gratuitos. O que a entidade pediu em troca foi a doação de alimentos não perecíveis e de produtos de higiene pessoal.

Os itens arrecadados foram entregues a instituições sociais, por meio do Programa Conexão. Idealizado pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), pelo Sesi, pelo Senai e pelo Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), a ação está estruturada em seis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustável das Nações Unidas: o fim da pobreza, a fome zero, a igualdade de gênero, a redução das desigualdades, a saúde e o bem-estar e o trabalho decente e o crescimento econômico.

O Sesi-DF Cultural e outras iniciativas que apoiam o Programa Conexão arrecadaram no ano passado 5.737 quilos de alimentos e 538 itens de higiene. Foram beneficiadas 16 entidades que ajudam a população carente de Brasília, como o Instituto Social Santa Maria, que atende famílias que têm crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e são moradoras da Região Administrativa de Santa Maria.

“Entregamos acesso à cultura de forma gratuita e devolvemos à sociedade, com a cooperação do nosso público, atitudes de solidariedade. É um conjunto de boas ações em vários pontos de anseios daqueles que mais necessitam”, resume o gerente de Cultura do Sesi-DF, Felipe Moura.

O Sesi-DF Cultural foi lançado em 2007 e teve dez temporadas — de 2007 a 2013, em 2018, em 2022 e em 2023.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Marcos Gomes/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2