Educação Continuada para indústria do DF. Conheça aqui.
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Com o objetivo de responder às demandas crescentes da indústria brasiliense em termos de qualificação permanente de seus trabalhadores, o Sesi-DF oferece o serviço estratégico de Educação Continuada. Trata-se de um produto especializado, em que o Sesi vai à indústria interessada, faz o diagnóstico das áreas carentes de capacitação e, por fim, oferece um leque de cursos voltados para as necessidades da empresa, sendo que os treinamentos são realizados no próprio ambiente de trabalho. As capacitações são diversas e vão desde Atendimento ao Público até Marketing e Merchandising. Os empresários podem solicitar uma visita da equipe do Sesi, por meio do telefone: 3362-6169 ou 3362-6183.
A ampliação da oferta da Educação Continuada é um desafio do Sesi, de redirecionar a oferta de produtos e serviços para a indústria brasileira, assumido por meio da celebração do protocolo de compromisso entre o Sistema Indústria e o governo federal, no primeiro semestre de 2009. “A Educação Continuada é de extrema importância, uma vez que a contínua mudança nos processos produtivos, com a incorporação crescente de novas tecnologias, gera progressivas e significativas variações nas competências requeridas para o trabalho, com impacto direto no perfil do trabalhador demandado pela indústria”, explica a Diretora de Educação para a Nova Indústria, Learice Alencar.
Um dos exemplos de sucesso dessa modalidade de ensino é a parceria do Sesi-DF com a Brasal Refrigerantes. Durante as últimas duas semanas, a equipe do Sesi-DF esteve nas dependências da empresa aplicando curso para funcionários dos clientes da Brasal, denominado Gestão e Operacionalização de Serviços em Supermercados.
Segundo Karynn Nascimento, analista de marketing, responsável pelo Centro de Negócios da Brasal, antigamente, era parte da estratégia da empresa ensinar para os clientes da Brasal técnicas de merchandising e marketing no ponto de venda. Contudo, esse curso era voltado, apenas, para as necessidades da Coca-Cola. “Assim, em 2009, decidimos mudar o formato do Centro de Negócios. Continua sendo um canal de relacionamento com o cliente, só que dessa vez passamos a olhar para as necessidades do cliente. Entramos, então, em contato com o Sesi-DF, para que fosse realizada uma pesquisa de mercado, a fim de que fossem levantadas as necessidades dos clientes”, conta. Segundo Karynn, o Sesi foi escolhido por ser uma instituição de ensino respeitada no mercado e reconhecida pela indústria local.
Assim, no ano passado, foram realizados diversos treinamentos (Manuseio de alimentos, Higiene, Marketing e Merchandising, entre outros) para funcionários dos clientes da Brasal, oriundos de padarias, bares, restaurantes, lanchonetes, supermercados, etc. “Fizemos esses módulos. Deu muito certo e nós continuamos com a parceria do Sesi”, completa Karrynn.
Para 2010, a estratégia foi diferente. A ideia é atender pequenas e médias redes de supermercado, com potencial de expansão. “Solicitamos ao Sesi pesquisas pontuais, a fim de que fossem levantadas as maiores necessidades dos nossos clientes. Assim, foi criado o curso Gestão e Operacionalização de Serviços em Supermercados, dividido em quatro módulos: Armazenagem e Estocagem; Marketing e Merchandising; Atendimento ao Cliente; e 5S – Qualidade e Produtividade”, explica.
“Essas redes crescem, mas desordenadamente. Assim, quando se deparam com grandes concorrentes como Extra, Carrefour, Comper, etc, não conseguem se manter no mercado. Queremos ajudar a mudar essa realidade”, finaliza.
No treinamento realizado em 2009, um dos bares atendidos registrou 37% de crescimento no mês posterior ao curso, segundo levantamento da Brasal.
A capacitação
De gerentes a caixas, repositores e fiscais, o público do curso foi diverso. A proposta é dar capacitação a multiplicadores, pessoas que são capazes de repassar aos demais empregados as informações adquiridas.
Segundo o consultor Iuri Costa, que ministrou os módulos três dos quatro módulos do curso, não há mais espaço para amadores no mercado. A capacitação, por meio da educação continuada, é de extrema importância. “Trazer informações como sobre controle de estoque; como o cliente gosta de ser bem atendido e como isso deve ser feito; o merchandising correto, entre outras, fazem toda diferença para que o negócio não só cresça, mas se mantenha competitivo”, diz.
Já para Jamisson dos Santos, gerente de loja dos Mercados Tokio, fazer o curso de Gestão e Operacionalização de Serviços em Supermercados fará toda diferença no dia a dia de trabalho. “Aprendemos coisas simples, mas de extrema importância, como, por exemplo, a correta exposição de um produto, arrumação e organização. A consequência da aplicação desses detalhes no mercado será mais clientes e aumento nas vendas. É o que esperamos”, fala, Jamisson, muito contente com a oportunidade”. O gerente não esteve sozinho na capacitação. Aproveitou e levou mais 8 funcionários da empresa.
O curso foi finalizado com um “aulão” prático no mercado Caíque, localizado em Samambaia Norte. Na oportunidade, os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Outras parcerias
Em breve, o Sesi-DF realizará os cursos Aprenda a Clicar e Educação Orçamentária, para funcionários da empresa Gravia. Esses cursos fazem parte da Coleção Educação Digital e são oferecidos para os empregados da indústria e seus dependentes, de forma gratuita.
Suzana Leite
Federação das indústrias do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria do DF (Sesi)
61 3362-3839
Foto: Cristiano Costa