Show de Talentos Estrelas do Sesi celebra habilidades artísticas dos estudantes

A Sala Yara Amaral, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, foi o palco da grande final do Show de Talentos Estrelas do Sesi. O encerramento do concurso, uma oportunidade de estudantes da Rede Sesi-DF de Educação demonstrarem habilidades artísticas, ocorreu na sexta-feira, 9 de agosto, após quatro dias de semifinais nas escolas, em que foram definidos os 20 finalistas.

A ideia foi celebrar o Dia do Estudante (11 de agosto) e valorizar as habilidades dos participantes em sete modalidades: dança, canto, instrumental, fotografia, produção textual (poema), desenho e pintura. O concurso recebeu 93 inscrições, das quais 78 foram semifinalistas.

Na noite da final, por cerca de duas horas, jurados, amigos e familiares acompanharam atentamente as apresentações dos cinco finalistas de cada escola do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) — Gama, SIG [Setor de Indústrias Gráficas], Sobradinho e Taguatinga.

As apresentações não poderiam ultrapassar cinco minutos e foram avaliadas a partir de cinco critérios: originalidade, criatividade, qualidade artística, performance e inovação. Os três primeiros colocados receberam prêmios, além da atração mais votada pelo público.

9 8 2024 Show de Talentos Estrelas do Sesi Foto Victor Hugo Pessoa Tripa

Classificada em primeiro lugar, Sarah Vitória de Oliveira, do 6º ano do Ensino Fundamental do Sesi Taguatinga, fez uma apresentação de balé. “Eu achei muito legal, porque o Sesi nunca tinha feito isso. Quando soube do concurso, falei: ‘É a minha chance!’”, conta a estudante, de 11 anos, que recebeu um tablet.

O segundo colocado foi Davi da Silva, de 16 anos, que tocou violino e levou para casa um aparelho de assistente virtual. O estudante da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Taguatinga escolheu apresentar The Violin Maker of Cremona, de Jenõ Hubay. O terceiro lugar ficou com Rafael Silva, do 8º ano do Ensino Fundamental do Sesi Gama, que fez uma apresentação na modalidade canto e foi premiado com um smartwatch. Ele interpretou Cabeça de Bagre II, dos Mamonas Assassinas.

A comissão julgadora foi composta pela professora de Dança do Sesi-DF Renata Nunes, pelo ator, bonequeiro e diretor cultural Walter Cedro, pelo professor de Arte do Sesi-DF Alessandro Souza, pelo músico e maestro Dalmir Marins e pela dançarina e produtora cultural Isabella Monteiro.

9 8 2024 Show de Talentos Estrelas do Sesi Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 25Na categoria voto popular, o critério foi a quantidade de votos do público. Isa Dora Campos, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental no Sesi Taguatinga, foi a vencedora, com o poema O Mar é Hipócrita. “Estava em viagem pelo litoral e comecei a ver o movimento do mar e a perceber que tinha semelhança com coisas que acontecem na nossa vida, coisas passageiras e coisas que perduram, então fiz essa metáfora”, explicou a aluna, de 13 anos, sobre a inspiração para os versos. Pela conquista, ela levou para casa um fone gamer.

Estímulo à criatividade
A gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva, afirma que o Show de Talentos Estrelas do Sesi foi pensado como um momento de descontração e também de desenvolvimento de competências dos estudantes. “Arte é cultura e cultura é educação. Para nós, da Rede Sesi-DF de Educação, estimular a criatividade e a imaginação faz todo o sentido para o aprendizado e para a educação dos nossos jovens”, diz. “Também é uma oportunidade de aproximação com a comunidade escolar, porque a gente entende que os pais e os responsáveis têm papel fundamental na formação.”

Professor, ator e músico, Alfredo Luz foi um dos espectadores da final. Pai de Eliot Luz, estudante de 16 anos da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi/Senai Sobradinho que cantou House of The Rising Sun (The Animals) ao lado de colegas, ele classificou a iniciativa como uma exposição cultural e formativa: “Quando a escola proporciona um palco, um espaço onde o aluno pode se expressar de outras formas e alcançar os seus sonhos, isso demonstra um comprometimento muito grande com a formação do indivíduo que o Sesi tem, de formá-lo em sua completude e em suas potencialidades, respeitando a identidade de cada um e buscando prestigiar o que cada um quer”.

Após as apresentações dos estudantes, o público também pôde apreciar um show da Academia Experimental de Música de Brasília, que divertiu a plateia ao som de clássicos do cinema.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
 
Veja a galeria de fotos:
Show de Talentos Estrelas do Sesi celebra habilidades artísticas dos estudantes

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2