Escolas do Sesi-DF realizam mostra literária
- Detalhes
- Última Atualização: Quarta, 28 Agosto 2024 09:06

As quatro escolas da Rede Sesi-DF de Educação promoveram na manhã de sábado, 24 de agosto, a Mostra Literária Do Livro ao Mundo Real, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e pela literatura entre os estudantes. Eles apresentaram a colegas e familiares o resultado de semanas de pesquisa na forma de exposições, peças gráficas e artes cênicas.
Os estudantes da 2ª e da 3ª série do Novo Ensino Médio focaram as obras que fazem parte do Programa de Avaliação Seriada (PAS), processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB). Na 2ª série, os trabalhos foram sobre textos de Machado de Assis (1839–1908). Os estudantes da 3ª série, por sua vez, transformaram em teatro obras musicais.
Na 1ª série do Novo Ensino Médio e no Ensino Fundamental, os estudantes se concentraram em obras com referência à Região Nordeste. Uma delas foi Romance do Vaqueiro Voador, de João Bosco Bezerra Bonfim. O livro poético, em forma de cordel, conta a história de um vaqueiro que veio trabalhar na construção de Brasília.
O autor da obra, cearense radicado no Distrito Federal, esteve no Sesi Taguatinga para a mostra. O escritor distribuiu autógrafos e acompanhou de perto a sua criação, publicada há 20 anos, ser interpretada e reproduzida por várias turmas de adolescentes.
“Uma coisa é estar no escritório, outra é a gente ver o livro sendo lido, apreciado, admirado. Isso deixa a gente honrado. Principalmente porque eles entraram na história, nessa dimensão da cultura nordestina, foram em busca da xilogravura. O que me admirou nessa mostra do Sesi é que os meninos e as meninas, os professores e as professoras pegaram bem essa ideia”, elogiou João Bosco.
As salas temáticas e exposições encantaram os pais de alunos, como Andréa Loiola, de 50 anos. “As maquetes, o jeito que estão explicando o cordel. Para entrar no clima da cultura nordestina, colocaram comidinhas. Achei bem bacana e criativo”, comentou.
O professor universitário Daniel Prass, de 45 anos, também elogiou a mostra literária. “Os trabalhos estão bem bonitos, bem elaborados. Achei bacana a iniciativa”, destacou.
A diretora do Sesi Taguatinga, Elaine Antonia de Souza, conta que toda a escola se envolveu: “Os estudantes se empenharam ao máximo para participar. Houve um trabalho intenso de leitura e de pesquisa”.
Neste semestre, os estudantes da Rede Sesi-DF de Educação ainda se dedicarão aos projetos da Mostra de Artes, Ciência e Tecnologias, que ocorrerá no fim de outubro.