Etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica FLL Challenge será em dezembro

15 10 2024 Submerged Fotos Marcos Gomes 1 1Começou mais uma temporada de competições de robótica promovidas por escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) pelo País. Em outubro, foram iniciadas as competições regionais. No Distrito Federal, a disputa será em 6 e 7 de dezembro, no Sesi Taguatinga. É o Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge — Etapa DF.

Será o momento em que equipes formadas por crianças e adolescentes de 9 a 15 anos apresentarão seus projetos de inovação e buscarão somar o máximo de pontos com robôs autônomos elaborados e programados por eles com a tecnologia Lego. Os grupos disputarão vagas para o torneio nacional — previsto para março de 2025, em Brasília —, do qual sairão os competidores para torneios internacionais.

Equipes de escolas públicas e privadas, de clubes ou de organizações e de grupos de amigos que desejam participar do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge — Etapa DF devem entrar em contato com a organização até 25 de outubro, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

É preciso informar dados da escola (nome, endereço e se é pública ou privada), no caso de instituições de ensino, a quantidade de integrantes da equipe e a idade de cada um. Os grupos devem ter de dois a dez competidores — o Sesi recomenda no mínimo quatro por equipe —, liderados por dois adultos, que atuarão como técnicos do time.

Educação tecnológica
First Lego League Challenge é uma das modalidades das disputas de robótica realizadas em diversos países pela For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), organização estadunidense que promove o interesse de jovens por ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (as áreas que compõem a abordagem educacional STEAM). O Sesi é o operador da competição no Brasil desde 2013.

A Rede Sesi-DF de Educação participará do torneio regional com seis equipes. Nas escolas do Sesi-DF, a educação tecnológica faz parte da grade curricular de todos os estudantes do Ensino Fundamental e do Novo Ensino Médio. “A abordagem STEAM é uma excelente oportunidade para formação integral do aluno, com foco nas soft skills e nas tecnologias educacionais, entre elas a robótica, que prepara o aluno para desenvolver raciocínio lógico e pensamento computacional, muito exigidos no mercado de trabalho”, explica a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva. Os alunos que se identificam com a robótica podem concorrer a uma vaga para compor uma das equipes. Na temporada passada, uma delas foi premiada em um torneio nos Estados Unidos.

Saiba mais sobre a proposta educacional da Rede Sesi-DF de Educação em sesidf.org.br.

Mergulho ao fundo do mar
First Dive é o grande tema da temporada 2024/2025 de competições da First, em que os competidores são desafiados a utilizar habilidades nos campos STEAM para explorar a vida no fundo do mar. O objetivo é inovar em prol de oceanos mais saudáveis, levando em consideração problemas ambientais que afetam esse ecossistema.

Na modalidade First Lego League Challenge (FLLC), o tema do desafio é Submerged, que significa submerso. Os participantes competem em quatro categorias: projeto de inovação, desafio do robô, design do robô e core values. Na primeira, as equipes são desafiadas a identificar um problema real relacionado à temática da competição e apresentar uma solução ou melhorar uma já existente.

No desafio do robô, com três rounds de dois minutos e meio cada um, as equipes deverão cumprir missões em uma arena com a temática marinha e somar o máximo de pontos com robôs autônomos elaborados e programados por elas. Esta temporada traz 15 missões. Em um dos desafios, o robô precisa lançar um tubarão de Lego de volta ao seu habitat. Em outro, a missão é enviar um submersível para explorar as águas da arena adversária. Entenda cada missão clicando as caixas do mapa abaixo:

 

No quesito design do robô, são avaliados, entre outras coisas, o processo de criação do robô pela equipe e os testes de código de programação. No caso dos core values (valores essenciais), os juízes observam se há trabalho em equipe, se os competidores exploram novas habilidades e ideias (descoberta), se aplicam o que aprenderam para melhorar o mundo (impacto) e se promovem a inclusão, a inovação e a diversão ao longo do processo.

Texto: Samira Pádua
Foto: Marcos Gomes/Sistema Fibra
Infográfico: Juliana Bezerra/Agência de Notícias da Indústria
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2