Torneio de robótica movimenta o Sesi Taguatinga
- Detalhes
- Última Atualização: Sábado, 07 Dezembro 2024 13:33
Mais de 200 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos do Distrito Federal, de Goiás e de Mato Grosso estão reunidos no ginásio na unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) para o Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLLC). A etapa do DF começou nesta sexta-feira, dia 6, e vai até sábado (7). A competição é aberta ao público e definirá representantes para a etapa nacional, em 2025, da qual sairão competidores para torneios internacionais.
O Sesi é o operador da competição no Brasil desde 2013. “É com muito prazer que a gente recebe os competidores hoje. A importância de um torneio como este é a interação entre os participantes e o desenvolvimento de ações para a inovação, que possam servir para a indústria, para pesquisas e para a vida acadêmica de cada um deles”, destaca o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Henrique Verano, que visitou o Sesi Taguatinga pela manhã e participou da cerimônia de abertura das atividades.
Trinta equipes de escolas públicas e privadas e de garagem (grupos de amigos) participam do torneio. Elas desembarcaram no local da competição no início do dia e, com muita energia e ao som de “gritos de garra”, iniciaram a decoração dos pits, onde apresentam projetos de inovação desenvolvidos para a temporada.
Na abertura, o representante do Comitê Nacional de Avaliação da FLLC no torneio, Arnaldo Clemente, conhecido pelos competidores da modalidade como “Tiozão”, fez a apresentação dos juízes-chefes da disputa aos participantes e incentivou a competição saudável e a diversão. “Serão dois dias de celebração do trabalho que vocês fizeram em equipe. Vai ser muito bom estar com vocês! Muitos jovens não tiveram a experiência que vocês estão tendo aqui. Saibam aproveitar isso, conversem com outras equipes e curtam este momento!”
No torneio, a Rede Sesi-DF de Educação é representada por seis equipes: Aion-X, Albatroid, Atomics, Biscono, Lego Field e Lego of Olympus.
O público pode acompanhar as disputas no Sesi Taguatinga (QNF 24, Taguatinga Norte). Nesta sexta (6), ainda dá tempo de ir das 13h30 às 16 horas. No sábado (7), das 9 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas — a cerimônia de premiação está marcada para as 15h30.
Competição em quatro frentes
First Dive é o grande tema da temporada 2024/2025 de competições da For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), em que crianças e jovens de diversos países são desafiados a utilizar habilidades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para explorar a vida no fundo do mar. O objetivo é inovar em prol de oceanos mais saudáveis, levando em consideração problemas ambientais que afetam esse ecossistema. Na modalidade FLLC, o tema do desafio é Submerged, que quer dizer submerso.
Na quadra do ginásio do Sesi Taguatinga estão dispostas 12 mesas temáticas. São nelas que as equipes treinam e competem na categoria desafio do robô, uma das quatro do torneio. Sob o olhar atento dos juízes, em três rounds de dois minutos e meio cada um, os times devem cumprir várias missões e somar o máximo de pontos em provas executadas por robôs autônomos elaborados e programados com a tecnologia Lego Spike Prime. No quesito design do robô, são avaliados, entre outras coisas, o processo de criação do robô pela equipe e os testes de código de programação.
Já nos pits montados ao redor das mesas, cada um dos times apresenta uma ideia desenvolvida para a categoria projeto de inovação. Nesse quesito, as equipes foram desafiadas a identificar um problema real relacionado à vida marinha e a apresentar uma solução ou melhorar uma já existente. Os protótipos de cada grupo são apresentados aos juízes e aos visitantes.
O quarto quesito avaliado são os core values (valores essenciais). Durante o torneio, os juízes observam se há trabalho em equipe, se os competidores exploram novas habilidades e ideias (descoberta), se aplicam o que aprenderam para melhorar o mundo (impacto) e se promovem a inclusão, a inovação e a diversão ao longo do processo.