Festival Sesi Música 2024 premia veteranos
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 20 Dezembro 2024 11:38
A edição de 2024 do Festival Sesi Música – Vozes da Indústria reafirmou o talento de artistas já premiados no concurso. Os primeiros colocados das três categorias foram participantes que haviam ganhado em anos anteriores. O resultado foi definido na noite de sábado, 7 de dezembro, após as apresentações dos cinco finalistas de cada categoria, realizadas no ginásio da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF).
A grande final foi para convidados — familiares, amigos e colegas de trabalho estavam na torcida. O júri do concurso musical promovido pelo Sesi-DF foi composto por seis especialistas.
Foram duas categorias de interpretação de músicas não inéditas — uma voltada para participantes ligados a empresas industriais (categoria I) e outra para candidatos representando entidades do Sistema Indústria (categoria II) — e uma terceira categoria de músicas inéditas, compostas pelos próprios participantes (categoria III).
Na categoria I, o primeiro lugar ficou com Laís Pinheiro, vendedora comercial do Grupo Brasal, com Tente Outra Vez, sucesso na voz de Raul Seixas, que compôs a obra ao lado de Marcelo Motta e Paulo Coelho. “A escolha da música foi uma homenagem ao meu pai, que é superfã do Raul e que nunca desistiu de lutar pela nossa família, independentemente dos desafios que enfrentamos”, disse ao público, emocionada. A competidora também destacou a emoção de subir ao pódio pelo segundo ano consecutivo. “Participar de um festival deste tamanho, de alto nível entre os cantores e que oferece uma estrutura bacana, é mágico. Ser bicampeã se torna ainda mais gostoso.”
Já na categoria II, a vencedora foi Etyene, nome artístico de Etiene Rezende Albuquerque, dependente de colaborador do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). “Eu não canto profissionalmente, a música é um hobby. Ganhar um concurso é ainda mais especial nesse sentido. Ao subir no palco, venço inúmeros obstáculos. O principal é superar os desafios por ser uma pessoa com deficiência. Aqui, não me julgam por isso”, diz. Ela interpretou Blues da Piedade, de Cazuza e [Roberto] Frejat. Em 2014, Etyene já havia sido premiada no Sesi Música.
Na categoria de composição inédita, o primeiro lugar ficou a dupla de estudantes EaD do Sesi-DF Moisés Mozer e Luiz Borges (Moisés Geraldo Rodrigues e Luiz Francisco de Assis Borges), com a música Sete e Sete. Eles também conquistaram a primeira colocação no ano passado. “Representamos a cultura caipira e é lindo vê-la sendo valorizada em um festival que abre as portas para todos os estilos de música e abraça cada um com muito carinho”, afirma Moisés. Além do primeiro lugar, eles levaram o troféu de melhores intérpretes do festival.
Quem conquistou o troféu do voto popular foi o empregado dos Correios Rogério Casper (Rogério Castro Perpétuo), que também garantiu o segundo lugar da categoria III com a composição Alegria do Motoqueiro. “A minha música faz referências a nossa cidade, e eu a canto de forma descontraída em ambientes com a minha família e amigos. Nunca imaginei subir em um palco desse tamanho e poder apresentar a minha arte. Foi incrível, resumiu.
O primeiro colocado de cada categoria recebeu um pacote turístico de sete dias para o Rio de Janeiro (RJ), com direito a um acompanhante. Para os que ficaram em segundo lugar, o prêmio foi um piano digital com pedal. Os terceiros colocados levaram um violão elétrico cada um. O cantor com maior pontuação pelo voto popular também ganhou um violão elétrico.
Promoção da cultura
O Grupo Brasal teve três representantes na final do Sesi Música 2024. A coordenadora administrativa do grupo Flávia Ferreira prestigiou o evento de sábado e enfatizou o papel do concurso de promover a qualidade de vida. “A iniciativa faz a integração com vários segmentos da indústria, permite que colaboradores interajam com colegas de outros setores da própria empresa e desperta o interesse cultural. É um ganho no quesito social, que impacta diretamente o bem-estar”, afirma.
O objetivo do concurso musical realizado pelo Sesi-DF é promover a cultura entre trabalhadores da indústria, além de valorizar, fomentar e difundir a produção musical do País. Neste ano, foram 49 inscritos, dos quais 30 seguiram para as semifinais e 15, para a final.
Premiados do Festival Sesi Música 2024 – Vozes da Indústria:
- Categoria I – Interpretação – Músicas não inéditas (músicas já gravadas e editadas)
Participantes ligados a empresas industriais
Empresa: Grupo Brasal
Empresa: Dependente de colaborador do Grupo Brasal
Empresa: Grupo Brasal
- Categoria II – Interpretação – Músicas não inéditas (músicas já gravadas e editadas)
Participantes ligados ao Sistema Indústria
Dependente de colaborador do Senai-DF
Dependente de colaborador da CNI
Colaborador do Senai-DF
- Categoria III – Composição inédita (letra e música) – Músicas inéditas
Participantes ligados a empresas industriais ou ao Sistema Indústria
Estudantes EaD do Sesi-DF
Empresa: Correios
Estudante EaD do Sesi-DF
- Voto Popular
Empresa: Correios
- Melhor Intérprete
Estudantes EaD do Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Veja a galeria de fotos da final: