Sesi-DF terá duas equipes em disputa com robôs de porte industrial

12 2 2025 Equipes FRC Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 22 CAPAPela segunda vez, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) será representado no Torneio Sesi de Robótica First Robotics Competition (FRC) — modalidade de disputas entre robôs de porte industrial. As equipes Robot’s District e Federal Force estarão na disputa, que ocorrerá de 12 a 15 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A entrada é gratuita.

A Robot’s District participou pela primeira vez da competição em 2024, quando terminou o torneio na sétima colocação nas qualificatórias para os playoffs — uma das oito melhores de 55 equipes. A Federal Force estreará na arena do jogo nesta temporada. As duas equipes somam 28 participantes, todos estudantes do Novo Ensino Médio do Sesi Taguatinga (saiba mais sobre cada equipe no fim do texto).

O torneio integra as competições da organização norte-americana First. No Brasil, a modalidade é de responsabilidade do Departamento Nacional do Sesi, em parceria com o Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A temporada 2024/2025 de disputas tem como grande tema First Dive, em que os grupos são desafiados a utilizar habilidades nos campos da ciência, da tecnologia, da engenharia, das artes e da matemática (as áreas que compõem a abordagem educacional STEAM) para explorar a vida no fundo do mar. Na FRC, o subtema é Reefscape.

Entenda a competição
Nesta temporada, os robôs podem ter até 1,06 metro de altura e pesar até 52 quilos. A cada partida, duas alianças de até quatro equipes cada uma competem entre si e precisam marcar pontos em desafios temáticos preestabelecidos na área do jogo. Entre as missões está colocar corais em um recife e algas em redes.

Nos primeiros 15 segundos da partida, os robôs operam de forma autônoma. Nos 2 minutos e 15 segundos restantes, a operação fica por conta dos pilotos. A aliança que alcançar o maior número de pontos vence a partida.

As equipes disputam várias partidas com diferentes alianças e acumulam pontos classificatórios para as fases seguintes, até a final. Os grupos vencedores poderão participar do torneio internacional da modalidade.

Além de ser desafiados a projetar, construir e programar robôs, os competidores criam uma identidade de equipe, buscam patrocinadores, aprimoram as habilidades de trabalho em grupo e promovem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática na comunidade.

Conheça nossas equipes na FRC:

12 2 2025 Equipe Federal Force Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 2 CORPO

A Federal Force é formada pelos estudantes Bernardo Alves, Daniel Bernardo de Oliveira Torquato, Davi Lucas Rodrigues, Evelyn Rocha, Luiz Guilherme Araújo, Marcos Vinícius Rodrigues, Pedro Souza Aguiar, Rafaela Dutra, Samuel dos Santos, Samuel Souza Aguiar, Sara Aguiar, Sarah Layane dos Santos, Victor de Oliveira e Vitória Gonçalves. Os instrutores de Eletroeletrônica do Senai-DF João Paulo Moreira e Eduardo de Oliveira são, respectivamente, os técnicos titular e suplente.

A ação social pensada pelo grupo consiste em levar a orfanatos e escolas conceitos de física e química por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis. O objetivo é transmitir conhecimento a jovens e incentivar o interesse deles pelas áreas da abordagem STEAM.

O grupo, estreante na competição, conta com a parceria da Robot’s District, que já tem experiência no campeonato. “Ao mesmo tempo em que existe a pressão por sermos a segunda equipe de Brasília, estamos muito alegres porque estamos nos preparando e estudando muito. Apesar dos horários de treino invertidos, a outra equipe, por já ter tido essa vivência, acaba repassando conhecimento para a gente. É algo incrível e que está dando uma força gigantesca!”, diz Daniel Bernardo de Oliveira Torquato, de 17 anos.

Estudante da 3ª série do Novo Ensino Médio, ele esteve no torneio de robótica pela primeira vez no início de 2024, como espectador. Fã de tecnologia, Daniel conta que ficou encantado com a experiência. “Ao ver os robôs trabalhando em diferentes modalidades, eu falei: ‘quero isso!’ Eu já queria trabalhar com robótica, já tinha tido contato e só reforçou a minha vontade. Então, no meio do ano, apareceu a oportunidade de vir estudar no Sesi”, conta.

A Federal Force é patrocinada pelo Sesi-DF e pelas empresas Encanto Personalizados e Kbal Sport. O Senai-DF é apoiador.

12 2 2025 Equipe Robots District Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 1 CORPO

Integram a equipe Robot’s District os alunos Ana Luiza Nascimento, Andrei Andrade, Cleber de Jesus Silva, Davi de Queiroz, Henrique Neves, Maria Vilas Boas, Matheus Xavier, Nicollas Trindade, Nilo Borges, Pablo Scarlassara, Pedro Paulo Balbino, Rafael Gadelha, Samara Paula Machado e Sophia Nascimento. Os instrutores de Eletroeletrônica do Senai-DF Eduardo de Oliveira e João Paulo Moreira são, respectivamente, os técnicos titular e suplente do time.

Como ação social, os integrantes da Robot’s District desenvolveram oficinas com ferramentas de Lego e Arduino voltadas para a inserção de crianças e adolescentes no universo da robótica e das tecnologias.

Para o desenvolvimento do robô, o grupo busca conhecimento com outros times para alavancar as ideias. “A gente tem soluções e mecanismos que já foram comprovados em temporadas passadas; estamos em estudo constante e em conversa com outras equipes para ver quais ideias e estratégias estão tendo. Nessas conversas, a gente está vendo que de fato a nossa linha de pensamento está indo para o lado certo”, explica Pablo Scarlassara, de 16 anos, que cursa a 2ª série do Novo Ensino Médio.

Essa é a primeira experiência de Pablo em um time de robótica. Ele, que já havia estudado em uma escola do Sesi em outra unidade da Federação e passado por diferentes instituições de ensino privadas do DF, conta que resolveu voltar para o Sesi por se identificar com a proposta de ensino. “A metodologia de projetos ativos e em grupo me inspira muito e é a com a qual eu mais me identifico. Já passei por várias escolas com foco em vestibular e outras áreas, mas a escola do Sesi, justamente por balancear vestibular e concursos com a parte socioemocional e com a robótica, me despertou o interesse em voltar”, destaca.

São patrocinadores da equipe o Sesi-DF e as empresas Pedro II, Rockwell Automation, ALTIS Plásticos, Luís Monti Arquitetura e Urbanismo e Bearp Uniformes. O Senai-DF é apoiador.

Acompanhe a participação das equipes no Festival Sesi de Educação também pelas redes sociais do Sesi-DF no Instagram (@sesi_df) e no Facebook (@sesidf).

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2