Conheça as equipes do Sesi-DF no Torneio Sesi F1 in Schools

19 2 2025 Equipe Robotica F1 Scuderia Hárpia Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa CAPAAxis, Lobo Canindé e Scuderia Hárpia são as três equipes que representarão a Rede Sesi-DF de Educação no Torneio Sesi F1 in Schools. A disputa ocorrerá durante o Festival Sesi de Educação, de 12 a 15 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A entrada é gratuita.

Velocidade é palavra de ordem nas equipes, que têm de três a seis componentes na faixa etária de 9 a 19 anos. Eles desenvolveram réplicas de carros de corrida, que na competição vão ser impulsionadas por um cilindro de dióxido de carbono (CO2) em uma pista de 20 metros de extensão, sem curvas e com capacidade para duas largadas simultâneas.

A disputa vai além, com o desenvolvimento de habilidades práticas de empreendedorismo e tecnologia. Mais do que projetar, modelar e testar um protótipo que alcance a linha de chegada no menor tempo possível, os estudantes precisam preparar um plano de negócios, buscar apoiadores e pensar em marketing e em estratégias para mídias sociais. As atividades incluem, ainda, um projeto social, que pode ser critério de desempate no torneio.

Saiba quem são os representantes do Sesi-DF e o que levarão à disputa:

18 2 2025 Equipe Axis Sesi Sobradinho Foto Victor Hugo Pessoa CORPO

A escuderia Axis é formada pelos estudantes do Novo Ensino Médio do Sesi/Senai Sobradinho Amanda Batista, Ariane dos Santos, Arthur Magalhães, Davi Penha, Helena Botelho e Matheus Pires. Eles são acompanhados pelo professor de Linguagens e suas Tecnologias Louis Fillip Selvatti, técnico titular, e pela docente de Ciências da Natureza Milena Silva, técnica suplente.

O grupo colocará na pista o protótipo Tesourinhas, que leva este nome em referência aos acessos rodoviários característicos do Plano Piloto de Brasília. Já o projeto social pensado pela equipe, de nome SoSo, busca conectar organizações não governamentais (ONGs) a doações e voluntários, além de promover encontros com a comunidade. Já foram realizadas seis ações pelo grupo.

Na temporada passada, a Axis recebeu o Prêmio Reconhecimento de Conquista do Comitê dos Juízes 2024, que avalia o desempenho geral dos grupos durante o Torneio Sesi F1 in Schools. “Neste ano, esperamos evoluir o patamar e alcançar colocações maiores. A gente também promete muita inovação para o carrinho”, avisa Matheus Pires, de 16 anos, da 3ª série do Novo Ensino Médio. Ele é o único veterano do time, que se reúne cinco vezes por semana, no período da tarde, para definir estratégias.

Patrocinam a equipe o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e as empresas Exata Digital, Ansys e Robô + Kids. São parceiros as empresas Perspectivas e Eduardo Auto Minas, a consultora administrativa Maria Ester Botelho e o consultor de projetos socioeducativos Rodrigo de Oliveira. O time tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), das ONGs AMAS, R.P. Moura e Arca de Noé, das instituições Casa do Ribeirão e Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, da empresa Vican e dos artistas Antônio Simonsei Santos Soares, Arthur Oliveira Silva e Eros Alves da Rocha.

18 2 2025 Equipe Lobo Canindé Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa CORPO

Integram a escuderia Lobo Canindé os alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Taguatinga Davi Coelho, Guilherme Martins, Mateus Crispim, Misaa Al Jaramani e Sara Cirino. A professora de Ciências da Natureza Priscila Rios é a técnica titular e a docente de Linguagens e suas Tecnologias Yasmim Foggia é a suplente. Os encontros de preparação do time ocorrem quatro vezes por semana.

O projeto social da equipe consiste em promover oficinas para estudantes de uma escola pública de Ceilândia para compartilhar noções de energias renováveis, robótica, mecânica, engenharia e empreendedorismo. Três encontros já foram promovidos pela equipe.

Já o protótipo de carro desenvolvido pelo time leva o nome de LC 25, em referência às iniciais do nome do grupo e ao ano da competição. Após analisar portfólios da equipe de edições anteriores, o grupo pensou em aperfeiçoar o balanceamento da miniatura. “A aerodinâmica vai ser mais equilibrada, tentamos balancear o peso também e deixar o centro de gravidade mais central e mais baixo, porque isso eleva a estabilidade”, detalha Davi Coelho, de 16 anos, que cursa a 2ª série do Novo Ensino Médio. “Pensamos em algo uniforme, mais certeiro e mais equilibrado, sem curvas bruscas e sem pontas retas”, complementa.

O Sesi-DF é patrocinador da equipe e o Senai-DF, apoiador. São parceiras as empresas Pacheco Materiais de Construção, Robô + Kids, InPrint, Universo 3D, Rede Colina, Dehab, RM Clínica e Móveis Silva.

19 2 2025 Equipe Scuderia Hárpia Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa CORPO

A Scuderia Hárpia é composta pelos estudantes do Novo Ensino Médio do Sesi Gama Ana Clara Oliveira, Camilla Borges, Helloisa Laura Inaba, Letícia de Sousa, Luiza Araújo e Miguel de Almeida. O técnico titular é o professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Thiago Almeida. O técnico suplente é o professor de Matemática e suas Tecnologias Renato Santos.

O protótipo que o grupo colocará na pista recebeu o nome de Ocípete 2.0, em referência a uma das três harpias da mitologia grega. Vem sendo desenvolvido nos três treinamentos semanais da equipe. “É um carro que vai ter extremo desempenho e com certeza vai trazer prêmios”, aposta o aluno 2ª série do Novo Ensino Médio Miguel de Almeida, de 16 anos.

Já com o projeto social Zoe, os estudantes arrecadaram brinquedos e livros para instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade. Cinco locais já foram atendidos nesta temporada, com 320 itens doados.

Miguel acredita que a competição prepare os estudantes para o mercado. “Como a divisão é por áreas, temos que nos especializar e isso é muito bom para a nossa preparação para o futuro, porque aprendemos sobre temas como gestão de projetos, empreendedorismo, marketing e engenharia”, destaca o aluno, que acumula ainda experiência em competições de robótica da First Lego League Challenge (FLLC).

Patrocinam a equipe o Sesi-DF e as empresas Multipel Papelarias, Robô + Kids, Ansys e ESSS. O grupo tem o apoio do Senai-DF e da empresa Two Brothers.

Acompanhe a participação das equipes no Festival Sesi de Educação também pelas redes sociais do Sesi-DF no Instagram (@sesi_df) e no Facebook (@sesidf).

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2