Estudantes arrecadam 3 toneladas de alimentos nos Jogos Escolares da Rede Sesi-DF de Educação
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 01 Agosto 2025 15:06
[Atualização em 1º de agosto, às 15h05: Ao contrário do que foi informado anteriormente, foram arrecadadas 3 toneladas de alimentos]
Última atividade antes do recesso do meio do ano, os Jogos Escolares movimentaram as escolas da Rede Sesi-DF de Educação de 30 de junho a 4 de julho. Estudantes do Ensino Fundamental e do Novo Ensino Médio competiram em diversas modalidades e participaram de uma prova filantrópica, em que arrecadaram 3 toneladas de alimentos.
Itens como arroz, feijão, óleo de soja e leite em pó serão doados a entidades sociais por meio do Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema Fibra, do qual o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) faz parte, com o propósito de envolver pessoas em ações de responsabilidade social. “Os Jogos Escolares são uma iniciativa que trabalha o desenvolvimento integral dos alunos — não somente a parte física, mas a inclusão, o trabalho em equipe e a socialização, além de valores como solidariedade e cidadania”, destaca a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.
Neste ano, as competições ocorreram nas escolas do Sesi no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga. Nesta, além dos próprios alunos, competiram estudantes da escola do Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, queimada e vôlei foram algumas das modalidades disputadas. Jogos de raciocínio, como dama e xadrez, também.
Sofia Pereira (foto), de 11 anos, jogou em diversas modalidades, entre elas handebol, futsal e vôlei. “É muito bom participar das atividades esportivas, porque a gente se desenvolve melhor, brinca, se diverte e aprende sobre educação física”, disse a estudante do 7º ano do Ensino Fundamental do Sesi Gama.
Outras provas
Neste ano, além da prova filantrópica, com a arrecadação de alimentos, os alunos participaram de outras ações durante os Jogos Escolares. Uma delas foi a prova cultural. As equipes tiveram de pesquisar e fazer uma apresentação sobre uma região administrativa do DF. “Os Jogos Escolares não são só sobre esportes, mas também sobre História, Geografia e outras matérias que a gente pode aplicar no dia a dia, além de aprender um pouquinho mais sobre Brasília”, argumenta Ana Luísa Coelho, de 16 anos, que cursa a 2ª série do Novo Ensino Médio no Sesi Taguatinga, região administrativa que ela e os colegas de equipe resolveram explorar.
Outras duas provas alinhadas ao desenvolvimento do espírito de grupo avaliaram a postura das equipes durante os jogos. Na prova de ética no esporte, os objetivos foram trabalhar a cultura de paz e promover a interação e o reconhecimento entre os estudantes, valorizando as relações interpessoais. Na prova de espírito de jogo, o foco foi a boa convivência e a integração, com base em critérios como respeito, fair play e autocontrole. Todas as atividades contam pontos.
Incentivo ao esporte e à cultura
Para alunos do Ensino Fundamental (Gama e Taguatinga), a Rede Sesi-DF de Educação oferece o Programa Sesi Total — conjunto de ações educativas, esportivas, culturais e recreativas no turno contrário ao das aulas. Nessas atividades, os alunos desenvolvem novas habilidades ou aprimoram o que é trabalhado em sala de aula, com foco em competências socioemocionais, educação ambiental e ações inclusivas.
Modalidades esportivas do Sesi-DF também estão disponíveis para a comunidade em geral, que pode conhecer as atividades ofertadas e as formas de contratação pelo site sesisaudedf.org.br.