Muita cultura gaúcha no show de abertura dos Jogos Nacionais Sesi 2010

Bento Gonçalves - A abertura oficial dos Jogos Nacionais Sesi 2010 foi realizada ontem à noite (21/04), no Ginásio Municipal de Bento Gonçalves (RS). Os cerca de mil trabalhadores-atletas participantes da competição tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura gaúcha. A apresentação preparada para abertura contou um pouco da história do Rio Grande do Sul, retratada na disposição de homens e mulheres que ajudaram a consolidar a fronteira sul do Brasil. Canções conhecidas do repertório regionalista deram tom ao espetáculo, que utilizou o fogo simbólico, a Chama Crioula, para representar o amor à terra natal e o culto às origens.

“Este é mais um dos objetivos dos Jogos do Sesi: oportunizar aos trabalhadores da indústria participantes da competição, o conhecimento de outras culturas”, explica o gerente de esporte do Sesi Nacional, Rui Campos, que esteve presente ontem na solenidade. Rui prossegue dizendo que além da cultura, os atletas têm também sido incentivados a fazer passeios pela cidade, como forma de promover turismo e lazer a eles. “Esse é um processo fantástico, porque resulta em qualidade de vida. Eles não vêm somente aqui competir, mas também conhecem outra cidade, outra cultura, e ainda fazem amigos. Tudo isso e muito mais os Jogos do Sesi podem oportunizar à essas pessoas”, completa Rui, que também é medalhista olímpico, e sabe os benefícios do esporte na vida daqueles que o praticam.

Ao fim do show de abertura, houve o desfile das delegações, representadas pelas regiões do País. Neste momento, os atletas desfilaram o orgulho de representar não só a sua região, não só o seu estado, mas suas indústrias, motivo pelo qual eles estão aqui. “Todo processo dos Jogos do Sesi, desde a seleção nas empresas, dos jogos estaduais, regionais, nacionais e até internacionais, permitem que o trabalhador vista a camisa da empresa e tenha orgulho de defendê-la. Isso transcende os limites dos campos, chegando ao ambiente de trabalho”, acrescenta Rui.
Estiveram presentes na solenidade de abertura o presidente do Sistema Fiergs, Paulo Fernandes Tigre, o diretor-superintendente do Sesi Nacional, Antônio Carlos Maciel, o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, entre outras autoridades, empresários, convidados e a população em geral.

O presidente do Sistema Fiergs disse, emocionado, que nesta competição se reúne todo o Brasil industrial. “Temos o desafio maior de ser exemplo para os demais trabalhadores, e que eles busquem uma vida mais saudável por meio do esporte”, enfatizou.

Já Antônio Carlos Maciel disse, durante discurso, que o Sesi acredita no poder do esporte como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da cidadania.” Assim, por meio da realização destes Jogos, cumpre, mais uma vez, o seu papel para o aumento da qualidade de vida do trabalhador e da responsabilidade social da indústria brasileira”.

Cultura, turismo e lazer
Os Jogos Nacionais também são uma oportunidade de distração para os grandes campeões das etapas regionais, merecedores de estarem em Bento Gonçalves. Desde o dia 21, há uma vasta programação para aqueles que pretendem conhecer a cidade, seus vinhos, ou mesmo assistir a um show cultural.

Nos horários vagos, os competidores podem aproveitar para fazer um passeio de Maria Fumaça, aproveitando o frio estilo europeu, que deixa ainda mais bela a cidade. Os amantes de um bom vinho podem fazer um tour que inclui a vinícula Aurora. Há, ainda, os passeios dos Caminhos de Pedra, todos dentro da programação dos Jogos.

Já à noite, estão disponíveis shows da Orquestra Jovem Sesi Lajeado (22/04); da Ópera Cômica La Serva Padrona (23/04); e dos Farrapos – A história de uma história (24/4). Tudo com entrada franca.
Durantes os almoços e os jantares, todos os presentes também podem assistir a apresentações culturais diversas.

O DF na competição
O primeiro dia do DF na competição foi mais que positivo. Os tenistas Márcia Morato (Caesb) e Marcos Perdigão (Correios) iniciaram a disputa com vitórias. Além disso, o time de futebol sete máster da Caesb, grande esperança de ouro nos Jogos Nacionais, ganhou de 2x1, num duro jogo contra a Conpacel, de São Paulo.

Já a tenista Cláudia Morato não teve o mesmo desempenho, perdendo o primeiro jogo.


Crédito: José Varella
 
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
61 3362-3883 / 8431-0335
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2