Sesi-DF promove evento sobre segurança e saúde no trabalho
- Detalhes
- Última Atualização: Segunda, 04 Agosto 2025 16:49
Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho (27 de julho), o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoveu em 30 de julho o evento Construindo Ambientes Psicologicamente Seguros e Saúde Integral do Trabalhador. O encontro, que ocorreu no Sesi Lab, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, reuniu profissionais de saúde e representantes de empresas da capital federal.
A programação contou com estandes de apresentação dos serviços do Sesi Saúde — como medicina do trabalho, programas de qualidade de vida, ergonomia e segurança do trabalho, orientação nutricional, exame de bioimpedância, aferição de pressão e ginástica laboral —, palestras e mesa-redonda.
O objetivo foi debater a importância da promoção de ambientes laborais seguros e saudáveis, com destaque para a responsabilidade conjunta de empregadores e trabalhadores na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
“Entre as missões do Sesi está fomentar soluções de saúde e segurança na indústria e estimular o aumento da produtividade, o que caminha com a proposta deste encontro. Temos de ter uma atenção com a vida daqueles que tanto se dedicam ao funcionamento dos negócios. Além de cumprir a legislação, é preciso entregar mecanismos que reduzam o absenteísmo”, disse o superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, ao público.
A médica do trabalho Fernanda Netto ministrou a palestra Saúde Integral: Cuidados Integrados com a Saúde do Trabalhador e falou sobre escuta qualificada, gestão e integração de dados de saúde e cenários de riscos e, ainda, apresentou cases de sucesso. “As empresas têm de estar atentas a uma série de fatores quanto a saúde dos seus empregados, isso vale, por exemplo, para um olhar individualizado. Monitorar os indicadores anuais, analisar e comparar relatórios e validar as entregas de produtividade são ações que contribuem para o processo”, explica a profissional.
Fernanda também apresentou um modelo integrado de dados em saúde no trabalho, que inclui mapeamento de riscos, criação de repositório unificado, estruturação de eixos de análise integrados e integração clínica e estratégica. “A implementação de práticas no dia a dia corrobora para um ambiente efetivamente mais seguro, tais como oferta de alimentação saudável em refeitórios, pausas para atividade física, apoio emocional e flexibilização de jornada de trabalho.”
A gerente de Saúde e Segurança do Trabalho Corporativo da Brasal, Carla Oliveira (foto), foi uma das participantes da ação. A indústria é cliente do Sesi-DF em serviços de saúde e de qualidade de vida como a medicina do trabalho, ginástica laboral e análise ergonômica. “A pauta de saúde mental é um dos assuntos mais delicados a ser tratado em ambiente laboral. Discutir esse tema tão fundamental para as empresas é de suma importância para manutenção de um espaço seguro. Eventos como esse expõe práticas que podem ser aplicadas no dia a dia”, afirma.
Para a psicóloga do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) Amsha de Lima, “reunir profissionais de saúde que estão voltados a atividades laborais para debater questões de inúmeros empregados é uma ação direta de bem-estar, pois no cenário atual é o que mais aflige e tem impacto direto na vida das pessoas. É o local onde passamos a maior parte do tempo, nada mais justo que seja pensado e estruturado formas de deixá-lo mais agradável. É um ato para preservar vidas e valorizar trabalhadores”.
Saiba mais sobre os serviços do Sesi Saúde no site sesisaudedf.org.br.