Sesi-DF e Engertal inauguram sala de aula da EJA em canteiro de obras
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 05 Agosto 2025 16:26

Conciliar a rotina profissional e os estudos nem sempre é fácil, fazendo com que, na maioria das vezes, se abandone a sala de aula para priorizar o sustento familiar. Com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), pessoas que não terminaram os estudos na idade regular têm a oportunidade de concluir a educação básica no próprio local de trabalho, com o apoio da empresa contratante.
É o caso de trabalhadores da Engertal Engenharia que atuam no canteiro de obras do empreendimento Alto Mangueiral, em São Sebastião. Na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, a empresa, em parceria com o Sesi-DF, inaugurou uma sala de aula equipada com computadores, lousa e um espaço de leitura para atender, em um primeiro momento, 35 alunos.
Na ocasião, o CEO da Engertal, Tarik Baracat, destacou o compromisso com os trabalhadores. “O conhecimento é a única coisa que nunca vão poder tirar de nós. A intenção aqui não é apenas construir 7,4 mil novos lares, mas agregar na vida de cada um de vocês [colaboradores], dar uma qualidade de vida melhor para a família de cada um”, afirmou.
O diretor de Obras da empresa, Ulisses Radamés, falou da importância de apoiar os trabalhadores na conclusão dos estudos. “Como gestor desta construção, acompanho diariamente o esforço físico, a dedicação e o compromisso e sei que por trás de cada capacete há uma história, muitas vezes marcada por desafios, por sonhos adiados, por oportunidades que ainda não chegaram e é por isso que este momento tem significado tão profundo.” Levar a EJA para o canteiro de obras, definiu, é um “gesto de respeito, inclusão e valorização dos trabalhadores”.
O superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, explica que a EJA, ao proporcionar o acesso à educação, beneficia tanto os colaboradores quanto as empresas. “É um projeto muito bacana, em que a empresa faz uma mobilização, na perspectiva de trazer a formação e reconhecer os saberes dos seus trabalhadores. A metodologia do Sesi se encaixa exatamente nessa demanda. Ficamos satisfeitos de ter uma contribuição efetiva in loco para os trabalhadores que não tiveram a possibilidade de realizar essa formação. Certamente é uma troca em que todos nós — trabalhadores, empresários e comunidade — ganhamos”, declarou, durante a inauguração da sala.
Metodologia
No espaço da Engertal, o Sesi-DF atenderá alunos nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e no Ensino Médio. Em ambos os casos, serão 1.200 horas-aulas, com prazo máximo de conclusão de 12 meses. A primeira fase da EJA é o reconhecimento de saberes. Nessa avaliação de conhecimentos, os alunos terão de responder a um questionário que medirá o que já sabem sobre determinados assuntos.
Posteriormente, o conteúdo das aulas ficará disponível em um ambiente virtual e será realizado um encontro presencial com professores do Sesi-DF todas as quintas-feiras, no horário do expediente.
Recomeço
Um dos alunos que vão participar do programa é Flávio Sousa Araújo, de 45 anos. O líder da equipe de acabamento da obra vai retomar a rotina de sala de aula, interrompida no Ensino Fundamental por necessidade de se dedicar exclusivamente ao trabalho. “Eu já tentei voltar a estudar, mas, por ser à noite, chegava do trabalho muito cansado e acabava dormindo na sala de aula. Então, não consegui. Agradeço por estarem abrindo este espaço para que possamos estudar e trabalhar”, enfatiza.
O relato se assemelha ao de Adrimar Venceslau dos Santos, também de 45 anos. O eletricista da obra quer concluir a 3ª série do Ensino Médio. “A obra para mim é uma faculdade. Quando eu comecei, não sabia nada. Hoje, eu sou eletricista e agradeço a oportunidade. Eu quero continuar estudando, quero continuar fazendo cursos”, celebra o trabalhador.
Seja uma empresa parceira
Ofereça a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi-DF aos colaboradores da sua empresa. É uma iniciativa que demonstra o compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, agregando valor ao seu negócio e transformando vidas. A formação na educação básica pode ser feita simultaneamente a uma formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), na EJA Profissionalizante, com mais 160 horas-aulas de um curso de qualificação.
Para saber mais e contratar a EJA, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo número (61) 3355-9554 (telefone e WhatsApp).
Veja a galeria de fotos: