Show de Talentos premia vocações artísticas de estudantes
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 02 Setembro 2025 15:28
Alunos da Rede Sesi-DF de Educação cantaram, dançaram, tocaram instrumentos, declamaram poesias e apresentaram desenhos e pinturas feitos por eles na final da edição de 2025 do Show de Talentos. Foram inscritos 95 crianças e adolescentes, dos quais 39 seguiram para as semifinais e 30 passaram para a final.
O concurso anual é uma oportunidade para que os estudantes compartilhem habilidades artísticas. A última etapa da edição de 2025 ocorreu na noite de sábado, 23 de agosto, na escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Foram 28 apresentações, diante de colegas e familiares, em um evento que proporcionou, por meio da arte, um momento de diversão, descontração e confraternização entre a comunidade das quatro escolas do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) — Gama, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Sobradinho e Taguatinga.
A gerente de Educação Básica do Sesi-DF, Denize Marques, explica que o Show de Talentos é a culminância de um projeto realizado periodicamente dentro das escolas: o Intervalo Cultural, em que os estudantes podem mostrar seus talentos aos colegas. “A iniciativa promove diversas manifestações artísticas. É a chance de evidenciar e projetar talentos, ao mesmo tempo em que abrimos um espaço de descontração e interação”, destaca.
O tema do Show de Talentos de 2025 foi No Palco do Sesi: Conexão e Talento em Família, com a intenção de fortalecer o vínculo entre família e escola, estimulando a expressão cultural e o reconhecimento de talentos. As semifinais ocorreram nas respectivas escolas. “É uma forma de integrarmos a comunidade escolar, pois precisamos caminhar de mãos dadas com a família. Assim elas conhecem melhor os nossos espaços e a infraestrutura da instituição”, completa Denize Marques.
Foram duas categorias: Canto, Dança, Instrumental, Interpretação Poética Autoral e Performance (Categoria I); e Desenho, Fotografia e Pintura (Categoria II). A comissão julgadora, formada por profissionais da área cultural, avaliou critérios como autenticidade, inovação, performance, criatividade e originalidade.
Cindya Abreu (foto), de 13 anos, que cursa o 7° ano no Sesi Taguatinga, venceu a Categoria I com uma coreografia. “É na dança que me encontro e me sinto feliz. É quem eu sou. Vencer um concurso mostrando o melhor de mim dá uma sensação incrível”, resume.
Eliane Abreu, mãe da adolescente, acredita que o evento abra uma porta para descobrir talentos, ao mesmo tempo em que enaltece aqueles que já têm uma história com expressões artísticas. “É lindo ver tantas crianças mostrando um pouquinho do que sabem fazer. E, em especial, ver a minha filha brilhar no palco da escola foi muito emocionante”, comemorou. Por ter conquistado o primeiro lugar na categoria, Cindya levou para casa um troféu e um tablet.
Para os segundos colocados de cada categoria, o prêmio foi um aparelho de assistente virtual para cada um e para os terceiros, um smartwatch. Além disso, houve um prêmio especial (Voto Popular) concedido ao estudante mais bem votado pelo público na final, independentemente da categoria — um fone gamer.
Veja a lista dos estudantes premiados: