Sesi-DF promove cursos gratuitos para trabalhadores da indústria

O Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) oferece aos trabalhadores da indústria dois cursos totalmente gratuitos: Aprenda a Clicar e Educação Orçamentária, com carga horária de 30h, cada.  As capacitações fazem parte da Coleção Educação Digital, desenvolvida pela regional do Sesi de Santa Catarina, e disponibilizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para as empresas industriais de todo País. As aulas podem ser desenvolvidas nos laboratórios de informática das unidades operacionais do Sesi-DF, localizadas na Ceilândia, no Gama ou em Sobradinho, ou mesmo na própria empresa solicitante, caso tenha estrutura física para a realização do curso.

Segundo a responsável pela Área de Educação Continuada e EJA nas Empresas do Sesi-DF, Cláudia Rodrigues, em ambos os cursos, o aluno reconhecerá a aplicabilidade dos conteúdos em situações do dia a dia, nas vidas profissional e pessoal, o que garante interesse e aprendizagem eficiente. “A Coleção Educação Digital tem como objetivo enriquecer e valorizar a aprendizagem, ampliando o desenvolvimento das competências requeridas pelo atual mundo de trabalho”, explica.

A ideia do curso Aprenda a Clicar é possibilitar o exercício da cidadania por meio da inclusão digital, considerando a compreensão e a manipulação das tecnologias da informação e comunicação.  “Assim, será possível empregar as ferramentas de TIC em prol da qualidade de vida, do desenvolvimento pleno das potencialidades humanas, do avanço do conhecimento, da interação entre as pessoas e da edificação da própria sociedade”, ressalta Cláudia.

Para isso, o trabalhador da indústria verá temas que abordam desde a introdução ao computador; mouse; teclado; sistema operacional; Windows (Word, Execel, PowerPoint); multimídias (Como ouvir música, como assistir a filmes; como ver livros e fotos, etc); navegação na Internet (domínios ponto com,  e-mails).

Já o curso de Educação Orçamentária tem como objetivo auxiliar o trabalhador, com subsídios e informações, para que ele tenha condições de organizar sua vida financeira. Desta forma, o aluno fará um autodiagnóstico familiar e entenderá qual é o papel do dinheiro na sua vida pessoal. Após isso, terá aulas que permitam compreender a utilização do computador como apoio na organização financeira, com o uso de planilhas eletrônicas no mapeamento, organização e controle das despesas domésticas e gastos mensais.

Neste caso, o trabalhador ainda aprenderá algumas ações práticas para reduzir gastos e melhorar o aproveitamento da receita familiar. Segundo Cláudia, o curso ensinará ao aluno como se tornar um consumidor consciente e capaz de pesquisar preços, de olho no Código Defesa do Consumidor, como estar preparado para as armadilhas da mídia e, também, algumas noções sobre os principais impostos. “Por fim, saberá como fazer aplicações seguras do dinheiro poupado e um planejamento de longo prazo, que inclui aposentadoria e previdência”, ressalta.

A Coleção Educação Digital oferece, ainda, outros cursos voltados à capacitação do trabalhador da indústria. São eles: Matemática Aplicada (45h); Produção Textual (90h); Espanhol Básico (30h), Intermediário (60h) e Avançado (30h); Inglês Básico (30h), Intermediário( 60h) e Avançado (30h); e Artes (30h).  Esses cursos são pagos.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, podendo variar de 2 a 4 horas diárias, com a orientação de um professor habilitado na área. As empresas interessadas em contratar o serviço podem entrar em contato com a diretoria de educação do Sesi-DF: 3362-6169.

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2