Seleção Brasileira de Voleibol inspira alunos do PAF

Neste fim de semana (12 e 13/6), cerca de 80 alunos do Programa Atleta do Futuro (PAF), promovido gratuitamente pelo Sesi-DF, puderam se inspirar diante da famosa Seleção Brasileira de Voleibol, comandada pelo técnico Bernardinho. Os jovens, que treinam justamente a modalidade voleibol, estiveram presentes nos jogos da Liga Mundial, Brasil x Holanda, realizados em Brasília, no ginásio Nilson Nelson.

Ali, os meninos e meninas eram mais do que meros espectadores. Embora fizessem o mesmo que o restante da torcida brasileira – que lotou o estádio nos dois dias, gritando, roendo as unhas, pulando, fazendo a ôla- os pequenos alunos de voleibol podiam observar, de perto, o certame que poderão alcançar se treinarem com disciplina e determinação: ser um atleta profissional. Para tanto, os olhares estavam fitos em ídolos como Giba, Murilo e Rodrigão, que colecionam medalhas e um currículo invejável no voleibol.

Segundo o técnico de lazer e cultura do Sesi-DF e responsável pelo PAF, Wesley Reis, muitos dos alunos que compareceram aos jogos almejam o esporte como profissão futura. “Os olhos brilhavam e eles ficaram muito empolgados. A seleção brasileira tem um jogador de Brasília – Théo -, que acabou por motivar ainda mais os meninos”, relata Wesley.

Contudo, aprender a perder também faz parte do esporte. E, no sábado, os alunos do PAF viram a Seleção Brasileira, conhecida por sua impecável performance dentro de quadra, perder por 3 sets a 0 para a Holanda, sem passar, nenhuma vez, à frete no placar. Erros de saque, de defesa, buraco no bloqueio revelaram uma equipe apática e irreconhecível no Nilson Nelson.

Já no domingo, o Brasil do Bernardinho entrou em quadra muito mais confiante, recuperados da derrota do dia anterior, ao vencer a Holanda por 3 sets a 1, diante da torcida enlouquecida. Desta vez, os alunos puderam sentir o gostinho da vitória e perceber que até os melhores do mundo têm seus dias de alto e baixo.

Para os alunos, ficou claro com os dois jogos que a vitória é uma soma dos valores que se conquista com a prática do esporte. Trabalho em equipe, determinação, controle emocional, aprender com os erros, respeito à equipe adversária, liderança (a presença do Giba em quadra foi definitiva para a autoconfinça da equipe), força de vontade, garra, obediência ao superior (neste caso, o técnico), entre outros, estiveram presentes no jogo realizado no domingo, resultando na conquista da partida.

O resultado devolveu à Seleção ao segundo lugar do Grupo A da Liga Mundial, ocupado provisoriamente pela Bulgária, que derrotou duas vezes a Coreia do Sul fora de casa.

O PAF
O Programa Atleta do Futuro é realizado gratuitamente em todas as unidades do Sesi espalhadas no DF (Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Gama). Cerca de 6 mil crianças e jovens, de 7 a 17 anos, participam do programa que atende em diversas modalidades além do voleibol: futebol, futsal, judô, atletismo, e, em breve natação, são os esportes contemplados pelo PAF.

Na modalidade voleibol, os alunos recebem treinamento com a parceria do Instituto Amigos do Vôlei, encabeçada pelas campeãs olímpicas Ricarda Negrão e Leila Barros. Parceiro do Sesi-DF desde 2006, o Instituto promove a inclusão social de crianças e jovens por meio do esporte, ao oferecer escolhinhas de voleibol gratuitas em horários alternados aos da escola, com obrigatoriedade única da frequência regular do ensino fundamental ou médio.

Outra experiência
Em maio passado, os alunos de atletismo tiveram a oportunidade de participar da primeira prova de suas vidas, na Corrida do Trabalhador, ao lado de corredores de elite, uma forma de vivenciar aquilo que aprendem dentro do Sesi.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Foto: Cristiano Costa/Unicom Fibra 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2