Alunos do Programa Atleta do Futuro participam de competição
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
No último sábado (3/7), o Sesi Taguatinga realizou o OlimSesi, uma espécie de olimpíada promovida entre os alunos do Programa Atleta do Futuro (PAF). Há quase dois anos, o Serviço Social da Indústria do DF promove, gratuitamente, o PAF com crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, como forma de inclusão social por meio do esporte. Durante todo o dia, os pequenos atletas disputaram em suas respectivas modalidades. Na parte da manhã, foram promovidas as partidas de futebol e futsal. Já à tarde, foi a vez das competições individuais do judô e do atletismo, além das partidas coletivas de voleibol. Os campeões do OlimSesi de Taguatinga, seguem para a final da competição, que será realizada entre os melhores de todas as unidades do Sesi-DF onde o PAF é promovido.
Somente em Taguatinga, o PAF atente cerca de 1,5 mil jovens, sendo 500 alunos da Escola Integral do Sesi. Além disso, a parceria com a ONG Amigos do Vôlei – das medalhistas olímpicas Ricarda Negrão e Leila Barros – permite que outras 4 mil crianças e adolescentes iniciem na modalidade voleibol, em núcleos externos.
Durante a partida final de futsal, entre crianças de 7 a 9 anos, a família Monteiro inteira gritava e torcia intensamente por um bom desempenho do pequeno Ruan Victor (9). Segundo a mãe do garoto, a policial militar Luiza Ferreira (39), moradora da Colônia Agrícola Vicente Pires, faz parte da relação mãe-filho participar de todas as áreas da vida de Ruan. “Isso faz, inclusive, a família toda interagir”, conta. Enquanto falava, Luiza mostrava que estavam presentes o pai de Ruan e as duas irmãs mais velhas. Já o fundineiro montador Antônio Monteiro Neto (41), pai do menino, não tirou os olhos das jogadas do filho, enquanto falava da satisfação de ver o amadurecimento de Ruan no futsal. “Participar do PAF é uma grande oportunidade para meu filho. O desenvolvimento dele tem sido excelente”, acrescenta o paizão.
A partida rolava na quadra de futsal enquanto no campo de futebol terminava mais um jogo. Lá, os meninos Carlos Eduardo Saraiva (8), morador de Taguatinga, e Matheus Samuel de Souza (9), morador de Ceilândia Norte, exibiam no peito as medalhas de prata. “Antes do Sesi, a rua era o lugar que eu tinha para jogar bola. Agora, treino num campo de verdade”, conta o menino.
Matheus, por sua vez, pensa no futuro. “Se eu treinar forte, em 2016, já poderei estar em um grande time de futebol”, aspira. O menino conta que faz aulas de futebol no Sesi desde que o PAF foi iniciado. De lá pra cá vem mantendo as notas no colégio para não correr o risco de perder a vaga no Programa. “O Sesi é a melhor coisa que já aconteceu na minha vida. Tenho que me esforçar pra continuar aqui”, relata o garoto.
As aulas do PAF são realizadas em dois horários, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Embora seja gratuito, para participar do PAF, o jovem tem que estar devidamente matriculado no Ensino Fundamental ou Médio, comprovar frequência escolar e ter notas acima de 7. Além disso, se o aluno faltar mais de três vezes sem justificativa, é automaticamente desligado do Programa. Todos os participantes do PAF ganham uniforme completo para participar das aulas.
Por ter uma proposta sócio-educativa, o PAF não só introduz as crianças no mundo esportivo. O Programa trabalha temas transversais, com o objetivo de incentivar os alunos também de forma social e intelectual. “Separamos alguns minutos dos treinos para tratar assuntos como saúde, higiene bucal, alimentação saudável. Os alunos do vôlei, por exemplo, trabalham a leitura. Num determinado dia, eles trazem livros de casa e fazem leituras em grupo, uma forma de inculcar neles o gosto e o hábito da leitura”, explica Bruno Tavares, responsável pelo PAF em Taguatinga.
Novidade: natação é inserida no PAF
A partir de agosto próximo, as unidades do Sesi-DF (Taguatinga, Gama, Ceilândia e Sobradinho) oferecerão, por meio do Programa Atleta do Futuro, a modalidade natação, de forma gratuita. São, ao todo, 910 vagas para os interessados em participar do Programa.
Para participar, os interessados, que devem idade entre 7 a 17 anos, precisam comparecer a uma das unidades do Sesi acompanhado por um responsável, portanto Declaração de Escolaridade, Foto 3x4 e Certidão de Nascimento. As inscrições estarão abertas após 2/8.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Foto: Cristiano Costa/Unicom Fibra