Concurso de Quadrilhas começa dia 5/8. Entrada Franca

De 5 a 7/8, as quadrilhas juninas do DF se apresentam no Sesi Taguatinga. No domingo (8/8), ainda tem Arraiá Brasil, com grupos de todo o País. A entrada é franca

A população brasiliense já pode se programar. Vem aí o tradicional Concurso Regional de Quadrilhas (Conquá), que neste ano chega à 16ª edição. O evento será realizado de 5 a 7 de agosto, às 20h, no Sesi Taguatinga. Há quase duas décadas, o Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) realiza o evento, com parceria da Rede Globo Brasília, a fim de manter viva a tradição das quadrilhas juninas. Já no domingo (8/8), às 19h, será realizado o Arraiá Brasil. Neste dia, os melhores grupos do País se apresentam, em uma forma de incentivar a integração dos estados brasileiros com a capital federal. O público pode esperar um espetáculo de dança, teatro, música e muita alegria - além da diversidade de comidas típicas juninas oferecidas na festa. A entrada é franca. O Sesi Taguatinga fica na QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte.

Durante os três dias do Concurso Regional de Quadrilhas, 24 grupos (confira a relação de apresentação abaixo) se apresentarão no palco especialmente montado no campo de futebol do Sesi Taguatinga. Cada agremiação terá 20 minutos para completar a dança. Anualmente, conquistam o direito de participar do Conquá as quadrilhas juninas com melhor pontuação no Circuito de Quadrilhas da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (Linq-DFE), realizado entre os meses de junho e julho, em cinco regiões administrativas da capital federal. “Ao todo, 62 grupos filiados à Linq-DFE participam do Circuito. Neste ano, a Pau Melado ficou em 1º lugar. Por este motivo, além de participar do Conquá, abrirá o Arraiá Brasil, no domingo”, explica o diretor de Eventos da Linq-DFE e diretor-executivo da Confebraq, José Pereira.

Um corpo de jurados, composto por doze pessoas, avaliará coreografia, marcação, traje típico e animação. As dez melhores serão premiadas no domingo em espécie, num total de R$ 18 mil. As cinco melhores quadrilhas receberão, ainda, um troféu criado pelo artista plástico Omar Franco, especialmente para o 16º Concurso Regional de Quadrilhas. Todas as equipes receberão placas alusivas ao evento.

Já o Arraiá Brasil terá apresentações de dez quadrilhas vindas do Norte, Nordeste, Sudeste, além do Centro-Oeste. Neste caso, os grupos são escolhidos pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq). Segundo José Pereira, foi dado prioridade às quadrilhas que participaram do concurso nacional, realizado, em 2010, na cidade de Rio Branco, no Acre. “Assim, teremos representantes do Piauí, Ceará, Tocantins, Rondonia, Acre, Minas Gerais, Goiás e do DF, embora tivéssemos solicitação de 16 estados para participar do Arraiá”, ressalta. O Arraiá Brasil também premia as cinco melhores quadrilhas em dinheiro. Neste caso, o montante soma R$ 26 mil.

Comidas típicas
A organização do evento espera cerca de 60 mil pessoas ao decorrer dos quatro dias de apresentações. Isso porque, durante a festa, o público tem acesso a duas praças de alimentação com comidas e bebidas típicas das tradicionais festas juninas como canjica, pamonha, quentão, maçã do amor, cocada, pé de moleque e, ainda, outras opções como churrasquinho, pastel, cachorro-quente, acarajé, vatapá, yakissoba, caldos, sanduíches diversos e muito mais. E para a comodidade daqueles que vão assistir às danças e não querem perder nenhum minuto do espetáculo, haverá dois telões para que os espectadores possam assistir às apresentações fora da arquibancada.

Retrospectiva
O Concurso Regional de Quadrilhas (Conquá) reuniu, em 2009, entre os dias 6 e 9 de agosto, mais de 40 mil pessoas no Sesi Taguatinga, para torcer pelas 30 agremiações que participaram do festival. A grande campeã do DF foi a quadrilha Triscô Queimô, do Paranoá, seguida de Mala Véia, da Ceilândia, em segundo, e Pau Melado de Samambaia, em terceiro. Já o Arraiá Brasil 2009 teve nove quadrilhas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste competindo na etapa nacional do concurso. A vitória foi da brasiliense Pau Melado, que conquista seu tricampeonato nacional. Em segundo, veio Balancê (SE) e Chapéu do Vovô (GO), em terceiro.

Confira a ordem de apresentação do Concurso Regional de Quadrilhas:
 
Quinta-feira
1- CHAMEGOS DO Ó
2- COLO DE MENINNA
3- FORMIGA DA ROÇA
4- MEXI MEXI
5- CHINELO DE COURO
6- RASGA O FOLE
7- TRUPICA MAIS NÃO CAI
8- CAIPIRADA
 
Sexta-feira
1- MATUTOS DA CIDADE
2- TENGO LENGO
3- XIQUE XIQUE
4- ARRAIA DOS MATUTOS
5- ARROXA O NÓ
6- COISAS DA ROÇA
7- XUVA DE PRATA
8- RIBULIÇO
 
Sábado
1- SIBOBIÁ A GENTE PIMBA
2- ÊTA LASQUEIRA
3- TRISCOU QUEIMOU
4- FUZAKA
5- LASCA O FOLE
6- BUSCA FÉ
7- NUM SO PISCAR
8- PAU MELADO
 
Arraiá Brasil (Domingo)
1- TRISCOU QUEIMOOU - DISTRITO FEDERAL
2- CHEIRO DA TERRA - CEARÁ
3- ROÇA NOSSA - RONDONIA
4- CHÃO GOIANO - GOIAS
5- SASSARICANO NA ROÇA - ACRE
6- CAIPPIRADAS DO BOROCOXÓ - TOCANTINS
7- SÃO GERERÊ - MINAS GERAIS
8- EITA JUNINO - RORAIMA
9- LUMIAR DE PARNAIBA- PIAUÍ
10- PAU MELADO - DISTRITO FEDERAL

Suzana Leite
Assessoria de impresa
Sistema Fesderação das Indústrias do DF
Serviço Social da Indústria (Sesi-DF)

Foto: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2