Brasilienses aproveitam segundo dia do Conquá

O brasiliense tirou a noite desta sexta-feira (6) para aproveitar o gostinho das quadrilhas juninas em pleno mês de agosto. O Sesi-DF, em parceria com a Rede Globo Brasília, promove, desde quinta-feira (5), o tradicional Concurso Regional de Quadrilhas (Conquá), na unidade do Sesi em Taguatinga. O evento, que já está em sua 16 edição, busca manter viva a tradição das quadrilhas juninas. E, neste segundo dia de apresentações, a responsabilidade ficou por conta de oito agremiações quadrilheiras do Distrito Federal e Entorno, que se revezaram para proporcionar um colorido, animado e bonito espetáculo de dança, teatro e música ao trabalhador da indústria, familiares e comunidade em geral.

A agremiação Matutos da Cidade, de Águas Lindas (GO), abriu os trabalhos da segunda noite do Conquá. Os quadrilheiros goianos são os vice-campeões do circuito 2010 da Liga Independente das Quadrilhas Juninas do DF e Entorno (Linq-DFE) e, por isso, conquistaram o direito de participar, pela primeira vez, do Conquá.  “O desejo começou em 2007, quando o grupo foi criado. A verdade é que todo quadrilheiro sonha estar aqui”, diz o marcador da equipe, Eracliton Sosteni. Matutos da Cidade apostou na força da tradição junina como o tema deste ano.

De Ceilândia, a Tengo Lengo, veterana no Conquá, apresentou a história de um criador de bonecos que dá vida às suas criações por meio da dança. “Nosso objetivo é explorar a imaginação do público, fazer com que todos sintam a magia de uma quadrilha junina”, conta o criador da equipe, Fábio Dionísio. Já a Xique-Xique, agremiação de Planaltina de Goiás (GO), levou para o tablado do Concurso a folia do Divino Espírito Santo, tradicional festa católica. Também representante da cidade goiana, a Arraiá dos Matutos apostou na religiosidade de Juazeiro do Norte (CE), além da conhecida figura de Padre Cícero, para conquistar o público e os jurados.

E, como em toda quadrilha, não faltou também o tradicional casamento caipira. A Arroxa o Nó divertiu o público com um animado casamento entre a filha feia do coronel com um elegante e viajado moço da cidade. A equipe, que nasceu há 11 anos no Paranoá, já coleciona 37 títulos, um deles como a vice-campeã do Conquá, em 2002, e dois individuais em 2004 e 2007, pelo melhor marcador, Wagner Teixeira. “Quem gosta de quadrilha quer ver alegria, gente esbanjando felicidade. São esses os nossos segredos”, revela.

A Coisas da Roça, agremiação do Paranoá, transformou em quadrilha as poesias de cordel de Patativa do Assaré, nome artístico do famoso cordelista e poeta popular Antônio Gonçalves da Silva, falecido em 2002. Já as duas últimas apresentações da noite ficaram por conta da Xuva de Prata, de Santa Maria, que representou histórias de personagens da cultura popular brasileira, e da Ribuliço, de Ceilândia, com a história de um religioso vidente que atormenta os moradores de uma cidade com suas revelações.

Público aprova a festa

No meio da arquibancada lotada, um pequeno quadrilheiro chamou atenção neste segundo dia. O pequeno David Bruno, de apenas 3 anos, veio vestido a caráter para o Conquá, tal qual o pai, o quadrilheiro da Xique-Xique David Silva. “Meu filho cresceu acompanhando minhas quadrilhas. No colégio, já até ensaiou alguns passos. Quando se tornar adulto, tenho certeza, será um grande quadrilheiro”, anuncia o pai. Os jovens também aproveitaram a sexta-feira para começar as diversões do fim de semana. Os relações públicas Welison Leandro e Glaucia Lima, moradores de Taguatinga, acompanharam, pela primeira vez, o Concurso. “Gostamos bastante do resultado. É uma festa bem bonita de se ver”, comentou Glaucia.

A 16 edição do Conquá continua neste sábado, 7 de agosto,  a partir das 20h. Já no domingo, às 19h, é dia do Arraiá Brasil, com a apresentação das melhores quadrilhas do País, e também da premiação do Concurso de Quadrilhas do DF.

Fique por dentro

Na edição 2010, 24 quadrilhas se classificaram para participar deste evento, considerado a Copa do Mundo das quadrilhas juninas. Por dois meses, as 62 agremiações filiadas à Liga Independente das Quadrilhas Juninas do DF e Entorno (Linq-DFE), passam pelo Circuito de Quadrilhas realizado nas regiões administrativas do DF. As mais bem pontuadas se apresentam no Conquá.

Confira as quadrilhas que se apresentam neste sábado, 7 de agosto:

1.       Siboiá A Gente Pimba

2.       ÊTa Lasqueira

3.       Triscou Queimou

4.       Fuzaka

5.       Lasca o Fole

6.       Busca Fé

7.       Num Só Piscar

8.       Pau Melado

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3363-3883
Foto: Cristiano Costa/Unicom Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2