Grupo de Samambaia vence concurso regional de quadrilhas
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
A emoção tomou conta da unidade do Sesi de Taguatinga na madrugada desta segunda-feira (9/8). A cada anúncio dos resultados do 16º Concurso Regional de Quadrilhas, ouviam-se palmas, choros e gritos. Talvez o mais forte dos berros tenha saído da garganta de Claudeci Martins, marcador do grupo Sibobiá a Gente Pimba. Quando o locutor do evento anunciou a vitória da agremiação, por volta de 1h, Martins olhou para o céu, como quem não acredita, e comemorou. “Esperava por esse momento desde 1996”, conta ele. “Entramos para mostrar nosso trabalho. Estou muito feliz, não sei o que dizer.”
O grupo de Samambaia registrou definitivamente o seu nome na história de um dos mais importantes eventos promovidos pelo Serviço Social da Indústria do DF. O concurso realizado em parceria com a Rede Globo cumpre a importante missão de manter vivas as tradições folclóricas das festas juninas brasileiras. Durante três dias, de quinta-feira a sábado, foram apresentadas 24 quadrilhas de São João. No domingo (8/8), foi a vez de conhecer os vencedores. Mas antes do anúncio final, ocorreu o Arraiá Brasil, competição com agremiações de diversos estados do País.
A noite de apresentações do Arraiá Brasil começou com os espetáculos das quadrilhas Triscou Queimou, do Distrito Federal, e Cheiro da Terra, do Ceará. A primeira teve como tema as crenças e crendices de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A segunda falou sobre redes e rendas, valorizando os bastidores do artesanato popular cearense. Depois se apresentaram A Roça é Nossa, de Rondônia, que abordou a tradicional festa de São João, e Chão Goiano, de Goiás, que mostrou como seria uma festa junina no Céu e outra na Terra.
Todos os espetáculos revelaram a magia da cultura popular brasileira, com um festival de cores, ritmos e enredos. “Com essa ação o Sesi demonstra preocupação com a cultura popular e com a diversidade cultural brasileira e do Distrito Federal”, explicou o presidente do júri, Nivaldo Rodrigues. Ao longo da noite de domingo ainda se apresentaram as quadrilhas Sassaricano na Roça, do Acre; Eita Junino, de Roraima; Caipiradas do Borocoxó, de Tocantins; São Gererê, de Minas Gerais; Lumiar de Parnaíba, do Piauí; e Pau Melado, do Distrito Federal.
Chamou bastante atenção da platéia a apresentação do grupo Eita Junino, que montou um campo de futebol no tablado do Sesi e usou a temática da Copa do Mundo para mostrar uma quadrilha junina bastante contemporânea. Foi simulado, inclusive, um jogo entre Brasil e Argentina, para deleite do público. Outra agremiação que empolgou foi a Lumiar de Parnaíba, ao apostar num tema sobre a sanfona, a zabumba e o triângulo. Os três instrumentos são responsáveis por dar vida a ritmos como xote, baião e xaxado.
A quadrilha junina inovou ainda ao trazer como marcadora uma mulher. Normalmente, são os homens que puxam o grupo. “O que eu mais gosto é que somos uma família, todos se dão muito bem”, contou Dena Siqueira. Ela normalmente canta, mas de forma pioneira atuou como marcadora e gostou do desafio. Outro marcador bem sucedido foi Hamilton Teixeira dos Santos, o Tatu, da Pau Melado. O seu grupo sagrou-se campeão do Arraiá Brasil e ele ainda foi escolhido melhor marcador. “O diferencial é que o povo tem quer vir, assistir o espetáculo e se emocionar. Nós somos quase com um grupo teatral”, revela.
O povo viu e aprovou. Segundo estimativas da organização do evento, mais de 18 mil pessoas transitaram pelo local no domingo e, ao todo, durante os quatro dias, houve um público rotativo de 70 mil pessoas. Ao final de três dias de concurso de quadrilhas e um dia de Arraiá Brasil, o balanço é positivo. “O balanço é o melhor possível, reunimos uma grande quantidade de quadrilhas e ajudamos a manter uma tradição popular brasileira”, explica o coordenador do evento, Rafael Galvão. No próximo ano, o arraiá deverá ter representantes de todas as regiões do Brasil, inclusive do Sul, que não teve participantes nesta edição. As quadrilhas juninas receberam prêmio em dinheiro e troféu.
Veja os resultados:
16º Concurso Regional de Quadrilhas
1º – Sibobiá a Gente Pimba
2º – Triscou Queimou
3º – Eta Lasqueira
4º – Ribuliço
5º – Fuzaka
6º – Pau Melado
7º– Arraiá dos Matutos
8º – Arroxa o Nó
9º – Lasca o Fole
10º – Xuva de Prata
Arraiá Brasil
1º Pau Melado (DF)
2º Sassaricano na Roça (AC)
3º Triscou Queimou (DF)
4º Cheiro da Terra (CE)
5º Caipiradas do Borocoxó (TO)
Clique aqui para visualizar a súmula.
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Cristiano Costa/ Unicom-Fibra