Sesc vence Revezamento Aquático Brasília Cinquentona

A equipe Sesc-DF sagrou-se campeã no Revezamento Aquático Brasília Cinquentona – 24 horas Nadando, uma iniciativa Sesi-DF e Rede Globo Brasília, em homenagem ao aniversário da capital federal. Os 50 atletas do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal nadaram, em 24 horas, 89.900 metros, 1.200 metros a mais que o segundo colocado, a Garra Aquática (88.700). O Revezamento foi realizado na piscina olímpica do Sesi Taguatinga, das 21h do dia 24/9 às 21h de ontem (25/9).

Ao fim das 24 horas, o professor de treinamento do Sesc Olímpico e responsável pela equipe do Sesc Bruno Esteves, relatou que todos os nadadores estavam “nas nuvens” com a vitória. “Nas primeiras parciais, estávamos 3.500 metros à frente da Garra Aquática. Depois, eles viraram e passamos a perder por 900 metros. Tivemos que recuperar nas últimas três horas, metro a metro, braçada a braçada – de forma emocionante - o primeiro lugar para consagrarmos vencedores”, contou o educador físico.

Ainda segundo Esteves, ele mesmo caiu na piscina para motivar os alunos. “Muitos deles já estavam com câimbra nos braços, nas pernas, mas eu tinha que dar o exemplo”, revela. O professor da equipe treinadora reiterou: “Nossa vitória foi possível pela organização sem precedentes do Sesi-DF. Cada equipe tinha seu espaço, podemos trazer colchões e até televisão. Além disso, os alunos receberam kits de lanche e, durante toda noite, ainda foi servido um excelente caldo para todos. Esse evento só vai incentivar que nossos alunos permaneçam a fazer natação e não desistam da prática esportiva”, avaliou.

Já o supervisor do Núcleo de Esporte e Lazer do Sesi Taguatinga e coordenador do evento, Bruno Tavares, classificou o Revezamento Aquático Brasília Cinquentona como um sucesso. “Tivemos 250 atletas inscritos, cinco equipes participantes e cerca de 70 profissionais trabalhando para oferecer o melhor evento possível”, relatou. Ainda segundo Tavares, “como o primeiro revezamento foi muito bem-sucedido, é provável que ele passe a fazer parte do calendário anual de eventos do Sesi-DF. “Quem sabe ele não acabe se tornando uma espécie de “Corrida do Trabalhador” da natação”, antecipou.

Para o êxito do evento, foram contratados salva-vidas, brigadistas, seguranças, além de uma UTI Móvel que ficou disponível no local durante as 24 horas da disputa, providências consideradas básicas para a total segurança dos nadadores. Além disso, a Central de Produção de Alimentos do Sesi-DF (CPA) foi parte integrante do evento ao preparar os kits de lanche para os atletas e, ainda, o caldo que foi servido durante toda madrugada.

Todas as equipes participantes foram contempladas com troféus e medalhas. O terceiro lugar foi conquistado pelo Sesi Taguatinga, com 75.900 metros nadados. O quarto colocado, com uma diferença ínfima de 100 metros, ou seja, uma piscina, foi do Sesi Sobradinho (75.800). Já a última equipe colocada, com (70.800), foi o Sesi Ceilândia.

De adolescentes a vovôs
O esporte tem o poder de unir e beneficiar com saúde todas as idades. Prova disso é a participação no Revezamento Aquático que obteve atletas de 12 a 73 anos. Os nadadores menores de idade puderam competir com a autorização e presença dos pais no local do evento. Além disso, o regulamento da competição previa a participação de atletas com idade superior a 50 anos nas equipes inscritas, em função do motivo pelo qual o evento foi criado, os 50 anos de Brasília.

E exatos 50 anos é a idade do Policial Civil Joaquim Campos, que compôs a equipe do Sesi Taguatinga. A natação já faz parte da vida de Campos há 15 anos e ele comemora essa marca. “Minha qualidade de vida melhorou não 100, mas 1000% depois que eu iniciei a atividade física no meu dia a dia”, contou.

Já o jovem Samuel dos Santos, de 13 anos, da equipe do Sesc, disse que a natação ajuda até a fazer novos amigos. “Faço natação há cinco anos, porque meu irmão mais velho me motivou a nadar como ele. Adoro o esporte, me sinto bem dentro d’água. E o hábito da natação me faz até ter mais amigos”, ressaltou o menino que mais parece um peixe dentro d’água.

Com o resultado final da competição, os 250 atletas participantes nadaram, juntos, 401.100 km ao longo das 24 horas.


Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria (Sesi-DF)
Foto: Cristiano Costa/ Unicom

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2