Mais de 150 trabalhadores-atletas seguem para etapa regional dos Jogos do Sesi

 Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) realizou, neste sábado (23/10), a cerimônia de premiação da  26ª edição dos Jogos Poliesportivos Sesi/Empresas (Jopese). Em 2010, participaram da competição  cerca de 800 trabalhadores-atletas, de 22 empresas do DF, distribuídos em dez modalidades  esportivas distintas. O evento foi realizado no Sesi Sobradinho, seguido de festa de  confraternização para os trabalhadores-atletas e suas famílias.  A partir de agora os 156 atletas  que conquistaram os melhores resultados seguem em treinamento para a etapa regional (Centro-  Oeste) dos Jogos do Sesi, que será promovido de 11 a 15 de novembro, em Campo Grande (MS).

O 26º Jopese foi encerrado após 15 semanas de competições e muito suor. Inicialmente, ainda em agosto, foram promovidos os jogos de futebol, futebol sete máster e futsal masculino e feminino. Nos dois meses subsequentes, foi a vez das disputas de tênis, tênis de mesa, xadrez, atletismo, natação, voleibol e vôlei de praia. A proposta do Jopese é proporcionar ao trabalhador da indústria todos os benefícios e valores atrelados ao esporte. Além da qualidade de vida obtida pela prática permanente de atividade física, a competição permite que o trabalhador vivencie, por meio do esporte, a importância do trabalho em equipe para alcançar resultados; a necessidade de cumprir regras para não ser punido; além de características como ética, perseverança, determinação, comprometimento e superação.

O contador da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Paulo Itajaí (37), medalhista de ouro no revezamento 4x50m livre, na etapa nacional dos Jogos do Sesi, realizada em Bento Gonçalves (RS), em abril passado, subiu mais uma vez ao pódio no Jopese e seguirá para a fase regional em Campo Grande. Para Paulo os Jogos do Sesi são um fator mais que motivador para o profissional não só se manter na empresa como manter a prática esportiva. “Após a conquista do ouro em Bento Gonçalves, intensifiquei os treinos, passei nadar mais vezes durante a semana, e estou me dedicando para melhorar ainda mais meu tempo e vencer novamente no regional e seguir para o nacional. Tudo isso começou no Jopese”, relata Paulo.

Já o inspetor de Estação do Metrô-DF Luis Henrique de Jesus Cirilo (23) levou duas medalhas de ouro ainda em seu primeiro Jopese. Ele subiu ao lugar mais alto do pódio por ter vencido as provas de peito (50m) e nado livre (50m).  “Descobri o Jopese por intermédio de amigos. Foi excepcional ter podido participar de uma competição deste nível. Estou mais que feliz com o meu desempenho”, conta. Luis faz natação no Sesi Ceilândia há dois anos e antecipou que vai aumentar os treinos para conseguir melhor marca no regional. “A perspectiva de conhecer outros estados, novas cidades, culturas e pessoas, me anima. Não vou perder essa oportunidade”, ressalta.

Outra característica do Jopese comentada pela grande maioria dos atletas foi a organização observada antes, durante e depois dos Jogos. Segundo o coordenador do evento, Ângelo Severino, no decorrer dos três meses de provas, foi necessário a força de trabalho de aproximadamente 350 profissionais, desde empregados da área administrativa até a contribuição marcante de professores de educação física, médicos, brigadistas, seguranças, entre outros.

“Avalio a 26ª edição do Jopese de forma extremamente positiva. Nos preocupamos em investir e consolidar uma estrutura bem organizada, desde detalhes minuciosos como os documentos dos atletas até a montagem das competições”, revela Ângelo. O coordenador conta, ainda, que o diferencial deste ano foi o corpo a corpo do Sesi-DF junto às empresas industrias para motivar os atletas, conscientizar os gestores da importância da prática esportiva para a qualidade de vida do trabalhador e, inclusive, a permissão de  liberação do atleta para  os jogos locais e, se necessário, para a etapa regional. “Só assim conseguimos a participação de cerca de 800 trabalhadores-atletas”, concluiu.

Empresas participantes:

Participaram do 26º Jopese, as seguintes empresas: Conbral; Duramar; Entherm Engenharia; Sadia; Vivo; União Química; Metrô; MB Engenharia; Elevadores Atlas; Boulevard; Brasal Refrigerantes; Emsa S/A; Correios; Gravia; Wise Informática; Caesb; Rexam; Ciplan; Café Forte; Corumbá; Bunge Alimentos; Novacap.

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2