Alunos da Rede Sesi de Educação participam da OLIMSESI

Cerca de 700 estudantes do Sesi Taguatinga - dos pequeninos alunos da Escola Integral até os maiores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - participam, nesta semana, da OLIMSESI. Trata-se de uma série de competições esportivas, nas modalidades de natação, futsal, judô, atletismo, basquete, entre outros, realizadas nas instalações da unidade. O objetivo do evento é, além de incentivar a prática esportiva entre as crianças e os adolescentes, proporcionar um momento de interação e socialização, elementos indispensáveis para a formação do ser humano. A abertura a OLIMSESI foi realizada neste sábado (6/11), com a presença dos alunos, professores, familiares e amigos que lotaram o ginásio coberto do Sesi Taguatinga.

Os alunos matriculados na Rede Sesi de Educação participam, durante todo ano letivo, do Programa Atleta do Futuro. A proposta do PAF é promover o desenvolvimento pessoal e social por meio do esporte. A partir dessa premissa, o Programa oportuniza ao aluno a iniciação e o aperfeiçoamento em diferentes modalidades esportivas. Para tanto, são trabalhados exercícios de base motora (6 a 8 anos), práticas pré-desportivas (9 a 11 anos) e prática esportiva (12 a 14 anos). Por meio do PAF, os estuandates têm a oportunidade de experimentar várias modalidades esportivas durante as aulas de educação física, como futebol, natação, atletismo, voleibol, basquete, entre outros.

Para o superintendente do Sesi-DF, Adonias dos Reis Santiago, o esporte está atrelado à competição. “As crianças precisam aprender a competir porque aqui, por enquanto, é apenas esporte. Mas elas vão competir, no futuro, em suas vidas. Então é importante não somente o ensino formal, mas que elas condicionem a cabeça, o cérebro e o emocional para aprender a competir. Quem sabe competir aqui, saberá competir na vida”, assinala Adonias.

Durante a cerimônia de abertura, cada turma da Rede Sesi de Educação, do Sesi Taguatinga, apresentaram seus gritos de guerra. Tal qual uma miniolimpíada, elas entraram uniformizadas, e mostraram toda animação para o evento, diante da plateia, que esta ali especialmente por cada um deles. Os alunos também fizeram juramento diante dos convidados.

Os pais, fãs de carteirinha dos filhos, não podiam deixar de prestigiar os pequenos atletas. A família Rocha estava em peso na abertura do OLIMSESI para torcer pela Maria Clara Rocha (9), aluna do 2º Ciclo 1º Período. Na arquibancada, estavam o pai da menina, o funcionário público Carlos da Rocha, a mãe, analista de sistemas Simone Gonçalves, e os irmãos de Maria Clara, Vitória (3) e João Carlos (5).

“Estamos aqui para incentivá-la a permanecer nesse caminho do esporte. A coisa mais importante que temos são os nossos filhos. Temos, portanto, que motivá-los. O Sesi está de parabéns pelo lindo evento e por proporcionar atividades como essas aos alunos”, disse o pai Carlos.

As crianças, estrelas do dia, estavam radiantes. É o caso do menino Moisés Soares Portela (9), aluno do 2º Ciclo 1º período. Ele disse, orgulhoso, que participará de competições de futebol, futsal, basquete e, ainda, atletismo. “Aprendi a competir em corridas, no atletismo, aqui no Sesi. Nunca pensei em aprender esse esporte. E descobri que sou bom nisso”, disse, contente, o menino.

A OLIMSESI está sendo realizada simultaneamente nas três unidades escolares do Sesi, Ceilândia, Gama e Sobradinho. Os alunos que se destacarem nas provas, participarão do Esporte e Cidadania, no dia 20/11, evento realizado anualmente pelo Sesi-DF e pela Rede Globo Brasília, que tem o objetivo de divulgar e incentivar o esporte como ferramenta de inclusão social.

 

Suzana Leite

Assessoria de Imprensa

Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal

Serviço Social da Indústria (Sesi-DF)

Foto: Cristiano Costa/Unicom

 

 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2