Professores se reúnem para a 1ª semana pedagógica de 2011
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) realizou, de 24 a 28 de janeiro, a 1ª semana pedagógica de 2011. O evento reuniu professores e coordenadores de educação das unidades do Gama, de Ceilândia e de Taguatinga. Os encontros aconteceram no Centro Cultural do Sesi nos dois primeiros dias, e depois o planejamento foi feito por unidade com participação dos trabalhadores da rede Sesi de educação. Durante os cinco dias, as áreas pedagógicas e de educação continuada se uniram para proporcionar aos empregados da casa um momento de partilha e planejamento do ano letivo, que mesclou atividades alusivas a criatividade e o direcionamento institucional e pedagógico da instituição.
A equipe de educação ficou encarregada de apresentar o plano de trabalho para o ano de 2011, com todas as metas e objetivos deste novo período letivo. Foi discutido, ainda, o planejamento por cada unidade, traçando os novos caminhos a serem seguidos pela Escola Integral, pelo EJA e pelo Ensino Médio Articulado. A professora de língua portuguesa, Iara Elaine da Silva, afirma que a semana pedagógica é uma oportunidade de planejar com cuidado o trabalho e as atividades que serão desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2011. “A troca de experiências é muito importante para o professor. Esse período nos proporciona um aprofundamento profissional e todos têm a oportunidade de melhor as relações de trabalho”, afirma.
Os encontros também foram compostos por atividades lúdicas, com a participação dos grupos “Ser a dois” e “Udi Grude”. O primeiro ficou encarregado de levar aos participantes uma maneira descontraída de se conhecerem, por meio de um stand up. O segundo levou ao CCS instrumentos musicais recicláveis, com a intenção de sensibilizar os professores quanto à importância da criatividade no ensino. “Nosso papel é incentivar a inovação do ensino nas escolas da rede Sesi. Nós simplificamos e externamos nossa criatividade por meio dos instrumentos recicláveis e esperamos que os professores se baseiem nessas ideias para criar e desenvolver atividades simples e criativas com seus alunos”, comentou o artista da companhia Udi Grudi, Luciano Porto.
A auxiliar da secretaria do Sesi Ceilândia, Jhessiane Oliveira, ressalta a importância dessas reuniões também para os empregados que não estão diretamente envolvidos com a educação nas escolas do Sesi. “Não trabalho diretamente com os alunos, mas levo o que escuto e observo na semana pedagógica para minha casa, para a criação de minha filha. Essa oportunidade oferecida pela casa acrescenta em minha vida o sentido da troca de experiências e a interação entre os colegas de unidades diferentes. Nos proporciona um gás maior para o início das atividades do ano letivo”, ponderou.
Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa
Serviço Social da Indústria (Sesi-DF)
Foto: Cristiano COsta