Investimento social privado em voga

IMG_7263Os empresários da indústria do DF tiveram, ontem (31/5), a oportunidade de participar da palestra Investimento Social Privado, com a renomada socióloga Anna Peliano. Trata-se do 3º Encontro da Rede Sesi Indústria Sustentável que contou, ainda, com a apresentação do Projeto Agentes de Responsabilidade Social, pela gerente de Responsabilidade Social do Sesi Ceará, Cybelle Borges. A importância do tema no cenário socioeconômico brasileiro atraiu representantes de diversos setores industriais, lotando a sala plenária do edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

Na oportunidade, Anna Peliano mostrou aos presentes dados de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), acerca do tema proposto na palestra. Segundo o estudo, 69% das empresas analisadas na primeira década deste século - que representa um universo de 870 mil negócios - investem em algum tipo de ação social para a comunidade. Ao todo, essas empresas aplicam, anualmente, cerca de R$ 6,3 bilhões, com recursos próprios. A indústria brasileira responde por 18% deste total.

Ainda segundo o levantamento, 58% das empresas pesquisadas responderam investir em ações de assistência social, enquanto 52% disseram aplicar em programas de alimentação e abastecimento. Saúde (33%); cultura (20%); segurança (19%); educação e analfabetismo (16%), esporte (14%), entre outros, são também áreas de investimento social privado.

Segundo Anna Peliano, o grande problema diagnosticado na pesquisa é que as ações são “muito pouco institucionalizadas e não fazem parte do planejamento estratégico das empresas”. Para Anna, atitudes como essa podem levar ao “insucesso” grande parte das ações sociais.

Na ocasião, também foi levantada a necessidade de haver a aliança com diversas lideranças e o devido alinhamento com as políticas públicas já existentes para a realização de ações sociais. “Se não houver parcerias na realização dessas ações, nasce o problema da sobreposição de projetos. Assim, a comunidade não evolui e a empresa não consegue atingir o objetivo esperado”, ressalta.

O estudo revela, ainda, que o setor industrial pouco usa os incentivos fiscais para a promoção de ações sociais. “O setor de serviços está, neste aspecto, muito à frente do setor industrial. Existem inúmeras leis de incentivo que devem ser conhecidas pelo empresariado em geral e utilizadas por eles”, completa.

Projeto Agentes de Responsabilidade Social

IMG_7208No encontro, os presentes puderam conhecer um case de sucesso acerca de investimento social privado, já consolidado no estado do Ceará. O Projeto Agentes de Responsabilidade Social nasceu a partir de uma pesquisa realizada pelo Sesi DR/CE, em que se diagnosticou que 44% das empresas daquele estado tinham interesse em investir, mas não sabiam como.

Segundo Cybelle Borges, o Programa é, portanto, uma estratégia de mobilização e organização do setor empresarial no que diz respeito ao investimento social, por meio da criação de uma rede de representantes das empresas. “Esses representantes, devidamente escolhidos e encaminhados pelas organizações, serão formados e capacitados para uma atuação planejada, tanto no tocante à busca de soluções internas, ou seja, metodologias de gestão em Responsabilidade Social Empresarial para o negócio, bem como quanto ao engajamento de forma cooperada entre as empresas para o enfrentamento de desafios coletivos”, explica.

Cybelle ressaltou, na oportunidade, que a Responsabilidade Social Empresarial não é exclusiva das grandes empresas. “As pequenas e médias empresas brasileiras respondem por mais de 80% do quantitativo de empresas do País. Portanto, atuar com responsabilidade social não pode se restringir às grande empresas”, diz.

Segundo a gerente de Responsabilidade Social do Sesi-DF, Rejane Santo, o Sesi-DF estuda a possibilidade de implantação do Projeto Agentes de Responsabilidade Social no DF. “Este é um case de sucesso. Portanto, pretendemos trazê-lo para o departamento do Sesi no Distrito Federal e abrir esta oportunidade para as empresas locais”, antecipa.

 

 

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal
Fotos: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2