Dia Nacional da Saúde e Segurança no Trabalho
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Nos últimos tempos, os noticiários têm apresentado uma triste realidade: pessoas perdendo suas vidas no ambiente de trabalho. A prevenção de doenças relacionadas à profissão, bem como de acidentes no ambiente de trabalho são preocupações permanentes do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF). Segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência, o Brasil ocupa o 9° lugar no ranking de acidentes laborais. Para que essa realidade seja gradativamente transformada, o Sesi-DF reforça seu leque de serviços integrados no Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, lembrado nesta quarta-feira (27).
Frente a esses problemas, as empresas devem pensar estrategicamente na segurança e qualidade de vida dos seus empregados, e ter como foco o bem-estar do empregado é sinal de cidadania e responsabilidade social. “A segurança no trabalho é um tema sempre em evidência na indústria moderna. Temos hoje maior preocupação em ampliar as ações de prevenção de acidentes e doenças dentro do ambiente de trabalho”, observa o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha, em seu blog.
O Sesi-DF utiliza um modelo que auxilia as empresas do setor industrial, por meio de assessorias e serviços em Saúde e Segurança no Trabalho, a identificar os riscos e a implementar uma gestão eficaz dentro das empresas, diminuindo, assim, a vulnerabilidade ao trabalhador e ao empresário. Por meio de uma política de fomento específica, as empresas industriais que têm até 20 empregados, por exemplo, gastam apenas R$ 1 por mês por empregado para levar informações e ações preventivas ao seu trabalhador. O valor aumenta proporcionalmente ao número de empregados, até 500, quando se encerra esse fomento e inicia-se outro. Para empresas maiores, há desconto no preço das consultas médicas, por exemplo. Essa é uma iniciativa que visa, sobretudo, conscientizar as empresas da importância de se ter uma política de prevenção.
Qualidade de vida
Falarmos em saúde e segurança do trabalho, não se limita à prevenção de acidentes como o ocorrido nos últimos meses nos canteiros de obras do DF. O Sesi trabalha qualidade de vida, uma vez que reconhece que os maus costumes no estilo de vida do trabalhador e o estresse no trabalho tem consequências indesejáveis para a saúde. A entidade combate condições que determinam perigos ao bem-estar, como baixos níveis de apoio na resolução de problemas de ordem pessoal, incentivos à progressão na carreira, conflitos interpessoais e sobrecarga de trabalho.
“Qualquer que seja o acidente, trata-se de um sinal de alerta. E o reconhecimento de que acidentes de trabalho podem ser evitados é o primeiro passo para que hajam melhores condições de segurança dentro do ambiente de trabalho. Além de reduzir essa terrível estatística, indústrias que adotam essas boas práticas reduzem gastos consideráveis com acidentes laborais e até mesmo impactos negativos na imagem do setor com a sociedade”, conclui Rocha.
Os trabalhadores de empresas têm à disposição Aconselhamento Telefônico de Saúde, serviço do Departamento Nacional do Sesi. Neste caso, por meio de um número 0800, o empregado terá acesso direto a profissionais de saúde especialmente treinados para prestar orientação sobre o encaminhamento em casos de problemas de saúde. Este é um instrumento que ajuda a reduzir o absenteísmo e os custos acidentais para empresas. Se o empresário tiver interesse por materiais educativos, o Sesi disponibiliza - por meio das campanhas Sesi Prevenção em SST e Avaliação de Risco - folders, cartilhas, vídeos educativos e outros instrumentos práticos que permitem a empresa realizar ações educativas efetivas em seu ambiente de trabalho, bastando para isso um clique na página www.sesi.org.br/vitrinevirtual, para proceder o cadastro e receber o material na empresa.
Outra vantagem é o acesso ao site de Pro-SST (www.sesi.org.br/prosst), que reúne uma série de informações e serviços para a equipe de segurança de Saúde, para empresários e também trabalhadores. Além de cursos a distância, oferece acesso a milhares de artigos técnicos, legislação sobre SST, consultoria virtual sobre temas específicos, entre outros. Já as empresas que, conforme a legislação, por porte e grau de risco, possuem um Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) próprio, o Sesi-DF também oferece os serviços, com a realização das consultas ocupacionais dentro da nova política comercial. Neste caso, os exames complementares também são cobrados separadamente.
SERVIÇO
Os empresários que quiserem obter mais informações devem procurar o Sesi-DF, nos contatos 3362-6118, 3362-6144 ou 3362-6126.
Texto: Carlos Magno
Foto Cristiano Costa - FIBRA/UNICOM