Em busca de sustentabilidade no negócio
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
O Modelo Sesi de Sustentabilidade no Trabalho, criado pelo Serviço Social da Indústria-Sesi, é uma ferramenta para a adoção de novas práticas de gestão e de valorização das pessoas dentro das empresas. In loco, o modelo faz uma análise da gestão com foco nos colaboradores e nas condições de trabalho, que permite estabelecer o seu posicionamento competitivo frente aos líderes nacionais e setor de atuação. A aplicação busca otimizar as iniciativas internas dentro da instituição, visando o aumento da produtividade e da competitividade.
“O diagnóstico permite não só uma auto-avaliação das práticas e performances, mas possibilita à empresa estabelecer um plano de ação de melhoria voltado para a excelência da gestão e o desempenho desejado”, destacou a gerente de Responsabilidade Social do Sesi, Rejane Santos. A empresa brasiliense Eletrospitalar que fez a aplicação dessa ferramenta, já colhe frutos. “Foi uma ação muito válida até agora, porque identificamos nossas prioridades daqui para frente. O modelo nos deu um norte daquilo que agora enxergamos ser o mais importante para nós”, enalteceu a gerente de Qualidade da empresa, Angela Amaro.
“Foi surpreendente o fato das notas dos colaboradores terem sido maiores do que as dos gestores. Isso não desmerece ninguém, e nos dá o norte para onde devemos seguir como empresa”, analisou. Angela chamou atenção, ainda, para o levantamento de prioridades apontadas pelo modelo do Sesi-DF. “O orgulho de trabalhar na empresa passou a ser fator motivador para o empregado. Já a necessidade de um plano de cargos e salários foi o principal aspecto colhido pela pesquisa”, disse a gerente.
Além disso, a iniciativa do Sesi busca sensibilizar as indústrias, relacionando indicadores de performance, bem como fomentar o fortalecimento de práticas gerenciais que tenham maior impacto na qualidade de vida dos colaboradores e nas condições de trabalho. O processo de avaliação e diagnóstico considera seis áreas de avaliação: gestão de pessoas; cultura organizacional; educação e desenvolvimento; inovação; ambiente de trabalho seguro e saudável e desenvolvimento socioambiental.
Um reconhecimento às melhores práticas de responsabilidade social
A ferramenta foi desenvolvida a partir da metodologia do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT), oferecido pelo Sesi às empresas industriais desde 1996 como reconhecimento às melhores práticas de responsabilidade social. O modelo está alinhado aos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), expressando conceitos reconhecidos internacionalmente e presentes em organizações de elevado desempenho.
Texto:Carlos Magno
Imagem: Cristiano Costa - Fibra/UNICOM - Divulgação