Números da avaliação física do DF seguem média nacional

CRI_8964As mulheres possuem maior risco para atividades físicas do que homens, enquanto os homens acusaram maior sobrepeso com relação às mulheres em Brasília. É o que constatou o diagnóstico realizado pelo Serviço Social da indústria (Sesi-DF) na caminhada Medida Certa, no último domingo (31). Entre os dados estatísticos colhidos pelo Sesi-DF constam o Índice de Massa Corporal (IMC), que indica a existência de sobrepeso e de grau de obesidade de acordo com a altura e o peso da pessoa, e a circunferência abdominal, um dos indicadores de risco cardíaco.Ao todo, participaram 1496 mulheres e 491 homens na capital federal.
De acordo com os números da capital federal, 32,6% das mulheres analisadas na pesquisa se encontram em situação de alto risco para a atividade física, enquanto 13,8% dos homens se encontravam na mesma situação. Quanto ao sobrepeso, homens detêm a maior percentagem: 50,5%; enquanto as mulheres detiveram um número menor: 35,5%.
Quanto à obesidade, os números de ambos foram relativamente parecidos: 17,35% para homens e 20,8% para mulheres. Contudo, 40,6% das mulheres analisadas obtiveram medida recomendável segundo a pesquisa, em detrimento de apenas 28,1% dos homens.
O principal objetivo da Caminhada Medida Certa é incentivar a população a adotar um estilo de vida mais ativo e saudável com a prática de atividades físicas. Os resultados foram levantados durante a manhã da Caminhada Medida Certa, iniciativa do programa Fantástico e do Serviço Social da Indústria (Sesi), que reuniu oito mil participantes no último domingo. Foram quatro quilômetros de percurso, onde 28 profissionais de educação física do Sesi-DF se dividiram em sete tendas montadas no estacionamento do parque para a coleta das medidas dos participantes.
Comparativo com o levantamento dos dados nacionais

Com relação aos dados nacionais, Brasília obteve os melhores resultados dentre as 11 capitais contempladas com a caminhada, na medida de circunferência abdominal, com os menores índices: 14% dos homens e 33% das mulheres. Os números de Brasília obtiveram médias semelhantes às verificadas pela pesquisa nacional no que se refere ao IMC. A estatística apontada pelo Departamento Nacional do Sesi revelou que entre os participantesCRI_894637% das mulheres estavam com sobrepeso e 20% apresentavam algum grau de obesidade. Entre os homens, 47% tinham sobrepeso e 21% grau de obesidade. No DF, 35,5% das mulheres estavam com sobrepeso, e 19,8% estavam com algum tipo de obesidade. Entre os homens, 50,5% tinham sobrepeso e 17,3% algum tipo de obesidade.
Os dados foram coletados em todas as capitais onde a caminhada foi realizada, durante todo o mês de julho, nas cidades do Rio de Janeiro, Belém, Florianópolis, Goiânia, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife, Vitória, São Paulo e Brasília. Mais de 53 mil pessoas participaram das caminhadas, das quais 10 mil mulheres e 3.700 homens.

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2