Jovens do PAF dão lição de solidariedade em Taguatinga
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Os atletas e alunos do Projeto Atleta do Futuro (PAF) do Serviço Social da Indústria (Sesi) Taguatinga deram uma lição de solidariedade na noite de ontem (9), com o início de uma campanha de doação de mantimentos, agasalhos e brinquedos ao Centro Comunitário da Criança, de Ceilândia. A campanha chama-se PAF Solidário, idealizada com o intuito de estabelecer maior contato das crianças e adolescentes atendidos pelo programa, bem como de seus familiares, com os temas transversais relacionados à ética e responsabilidade social. Em apenas cinco dias, reuniram quase meia tonelada de alimentos: 445 quilos.
Os professores e alunos do PAF do Sesi Taguatinga estão empenhados nesse projeto desde o dia 1º de agosto. Na noite de ontem, por meio de um vídeo, os jovens puderam conhecer melhor a instituição para a qual doarão suas arrecadações, além de serem contemplados com um número de dança apresentado pelas crianças da própria creche. Cerca de 80 jovens e crianças se reuniram na Sala Yara Amaral, do Centro Cultural Sesi, para conhecerem-se mutuamente.
“O projeto do PAF Solidário vai arrecadar mantimentos e brinquedos até o dia 26 de agosto. Os alunos têm inicialmente um contato direto com as crianças que eles mesmo irão ajudar. Esse é um dos intuitos principais, fazê-los conhecer quem eles estão ajudando”, destacou o técnico em lazer do Sesi Taguatinga, William Vitorino Pereira. Segundo o professor, os treinadores e os alunos do PAF abraçaram a causa e se uniram nessa ação para ajudar crianças carentes. “É bonito ver o empenho e compromisso dos jovens e também dos professores. É uma iniciativa que envolve todo mundo, inclusive a família”, pontuou.
De acordo com o projeto, o PAF transcende o âmbito esportivo e suas dimensões educacionais visam atingir a transformação de atitude dos participantes por meio do pilar educacional “Aprender a ser”, amplamente difundido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O compromisso dos alunos do PAF foi observado já no primeiro momento. Em apenas cinco dias, os alunos já arrecadaram quase meia tonelada de mantimentos. “Se permanecermos nesse ritmo, a estimativa é de que alcancemos cerca de 1,5 toneladas até o fim do PAF Solidário”, ressaltou William.
Compromisso de pais e filhos já no começo da campanha
O PAF Solidário mobiliza professores, alunos e também pais e responsáveis. Maria Luciene Araújo, moradora de Taguatinga, doou cerca de 80 kg de mantimentos em um mesmo dia. Mãe de Leane e Luan, participantes do PAF em Taguatinga, Luciene ficou surpresa com o peso de sua doação. “Nossa! Deu tudo isso? Fico feliz em poder ajudar. Meus dois filhos fazem natação e futebol no Sesi de graça e isso é um mínimo que eu posso fazer. É muito bom poder ajudar essas crianças e seus pais”, destacou. Para ela, ajudar outras pessoas tem que ser uma lição aprendida desde cedo por seus filhos. “É legal ajudar crianças. Eu adoro fazer natação e o Sesi me ajuda. Eu também quero ajudar outras pessoas e minha mãe trouxe os mantimentos”, disse Leane, de apenas 9 anos.
Carlos Magno
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal
Unidade de Comunicação e Marketing – Unicom
Serviço Social da Indústria - Sesi
Foto: Cristiano Costa / Fibra - Unicom