Dia Nacional da Construção Social levou serviço e informação ao trabalhador

Nacional_da_Construcao_SocialO trabalhador da construção civil do DF ganhou uma semana de atividades que celebram o Dia Nacional da Construção Social. Serviços nas áreas de saúde, lazer e cidadania fizeram parte de uma programação que antecede o Dia da Construção Social. Na manhã de hoje (19), véspera da celebração, um café da manhã foi preparado no canteiro de obras de um dos empreendimentos da empresa J.C. Gontijo, no Guará. Cerca de 700 trabalhadores participaram do evento. Na ocasião, o diretor de Educação Profissional do Senai-DF, Romerito Carneiro falou para os colaboradores da obra sobre a importância da educação para o trabalhador da indústria. A data é celebrada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-DF), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscom-DF) e o Serviço Social do Distrito Federal (Seconci-DF).

“A educação é um dos pilares da vida e a sua importância para o trabalhador da indústria é a garantia da profissionalização, de emprego. Todos nós devemos fugir do trivial e buscar sempre estudar mais. O trabalhador da construção civil deve ter como norte o estudo porque a área de trabalho em que atuam é um setor em evolução, e é por meio da educação que o trabalho se tornará melhor”, destacou Romerito. O diretor reiterou, em seu discurso para os funcionários, que toda a família deve buscar reforço na educação. “Vocês têm que ser exemplos para suas mulheres e filhos, e apoiar para que todos procurem conforto nos livros, porque será uma maneira de ter uma vida cada vez melhor”, finalizou.

Em seguida, para animar o dia, foi apresentado o show musical “Momento Inclusivo”, apresentado pelo professor de informática Valter Junior, que é deficiente visual. Valter cantou músicas de sua autoria sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais, e chamou atenção para a produtividade desses profissionais no setor da construção civil. “Quando temos deficiência em algum dos nossos cinco sentidos, aguçamos a sensibilidade dos outros sentidos. Isso os torna de suma importância. Isso serve para dar exemplo de que todos possuem sua função”, reforçou. Por fim, foram sorteados CD’s do professor entre os trabalhadores presentes. Durante todas as atividades da programação, foi realizada a divulgação dos cursos gratuitos da educação, bem como cadastro dos interessados.

“Saio daqui hoje enriquecido com tantas palavras bonitas e exemplos de atitude. E bons exemplos são fundamentais para todos. A vida é feita de trabalho; quanto mais trabalho, mais vida. A atitude de enfrentar a vida e vencê-la é o que faz toda a diferença no final”, declarou o 1º vice-presidente do Sinduscom-DF, Luis Carlos Botelho, durante o café da  manhã. João Carlos de Almeida, diretor administrativo-financeiro da JC Gontijo, empresa associada ao Sinduscon-DF, elogiou a iniciativa e ressaltou os cuidados que a empresa tem com os funcionários. “Temos uma preocupação muito grande com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, então foi oportuna essa parceria para fortalecer a mensagem da inclusão social e da importância dos equipamentos de segurança. Todos gostam de participar das palestras e nós incentivamos”, contou.

Para Karine Pinheiro, auxiliar de serviços gerais da obra, a programação de atividades foi muito interessante. “Valeu porque a gente se sente mais valorizada, sem contar que várias informações são passadas durante essas palestras”, destacou.

Hora do almoço foi escolhida para o momento de interação social


Nacional_da_Construcao_Social_2A organização do evento preparou para o trabalhador da indústria do DF uma série de ações durante o horário do almoço nos canteiros de obras. Os trabalhadores de diversos canteiros de obras do Distrito Federal deixaram o trabalho pesado entre os dias 15 e 19 de agosto para participarem de palestras, peças de teatro, receber atendimento médico e odontológico, em comemoração ao Dia Nacional da Construção Social. Nesses cinco dias, milhares de trabalhadores foram beneficiados com os eventos promovidos pelo Serviço Social do DF (Seconci), em parceria com o Sesi-DF e com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF). O tema central do Dia Nacional da Construção Social é o Meio Ambiente, e foi destaque durante entrevistas na Rádio Fibra ao longo da semana.

Durante as atividades no DF, entre os dias 15 e 19, foram realizados 2.730 (dois mil setecentos e trinta) atendimentos. O Dia Nacional vem sendo celebrado simultaneamente em 23 cidades brasileiras. O objetivo principal da comemoração é mobilizar trabalhadores, familiares e empresários da construção civil sobre a importância do uso adequado dos recursos naturais, da reciclagem e do replantio, entre outras iniciativas.

Carlos Magno
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal – Unicom
Serviço Social da Indústria - Sesi
Foto: Divulgação

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2