Plataforma Sustentável dissemina experiências consagradas

O Encontro Regional de lançamento da Plataforma Liderança Sustentável apresentou o universo da sustentabilidade para empresários do Distrito Federal durante todo o dia de ontem (24) no edifício sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra). Líderes renomados do setor se apresentaram em palestras no auditório da Fibra. Entre eles, o idealizador da iniciativa, Ricardo Voltolini, destacou a importância do encontro para identificar e reunir os líderes locais para que se tornem multiplicadores da Plataforma Liderança Sustentável.  “Um dos objetivos principais é o de ampliar o propósito das corporações para além dos resultados econômico-financeiros. Os encontros previstos no projeto desde o início têm a função de disseminar as experiências consagradas em sustentabilidade, trocar experiências com jovens líderes locais e conectá-los numa rede, cuja principal base será o portal da Plataforma Liderança Sustentável. Queremos difundir entre os líderes regionais as noções de visão empreendedora, valores, estratégias, educação, comunicação e paixão”, enalteceu.  

Brasília foi escolhida pela Plataforma para ser a o ponto de partida de um ciclo que passará por outras quatro capitais: Salvador, Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro. Na ocasião, vídeos apresentando a ideia central da iniciativa ilustrou o evento, que contou ainda com a presença de diretores e conselheiros do Sistema Fibra.  
“Essa é a hora e a vez do Brasil. A educação deve ser a prioridade a partir de agora, é o maior investimento que um país em crescimento pode fazer para seu povo. Junto a isso, a ideia de sustentabilidade deve ser um desses pilares e a Plataforma Sustentável vem provar isso”, destacou o diretor de Assuntos de Meio Ambiente da Fibra, Dario de Souza Clementino.  

Palestrantes conectaram líderes nacionais com os atores locais  

Abrindo o ciclo de palestras, Voltolini apresentou seu livro “Conversas com Líderes Sustentáveis”, que conta a experiência de dez executivos envolvidos com as questões e desafios da sustentabilidade. O trabalho bem-sucedido deu origem a Plataforma Liderança Sustentável. “Foi uma experiência muito rica da qual pude aprender muito com os exemplos desses líderes consagrados. O que os diferencia dos demais é a crença e a fé deles nos valores de sustentabilidade. Não abraçaram a causa por conveniência, mas por convicção”, enalteceu Voltolini.  

O presidente do Conselho de Administração do Banco Santander, Fabio Barbosa, assumiu a presidência do Grupo Abril e esteve ausente do lançamento. Por meio de mensagem, deu sua contribuição. “Fazer parte deste grupo de líderes é uma grande emoção, porque todos possuem valores sólidos, assim como eu. A missão de todos nós é colocar o conceito de sustentabilidade no centro dos negócios. Isso faz de nós executivos socialmente responsáveis”, pontuou.

A visão das empresas no mundo e o papel do homem no contexto da sustentabilidade foi o mote na fala do ex-presidente da Light e da Associação Comercial do Rio de Janeiro, José Luiz Alquéres. Para ele, a questão ambiental ligada ao fator da sustentabilidade possui quatro variáveis: pessoas, empresas, governos e organizações do Terceiro Setor. “O homem é suscetível aos sentimentos, e de todas essas variáveis, a empresa é deles o mais racional, porque historicamente é o que segue diretamente a lógica do lucro, do mercado”, disparou.

 

Programa auxilia empresas a repensar seu negócio


CRI_6854

 

Em um segundo momento, o encontro trouxe por iniciativa do banco Santander, um programa que prestou consultoria aos participantes presentes para que analisem a atuação dos seus negócios de maneira lucrativa e inovadora, integrando resultados financeiros, cuidado com o meio ambiente e sociedade. O módulo foi oferecido em parceria com a Plataforma Liderança Sustentável e abordou a importância da liderança na inserção da sustentabilidade nos negócios com exemplos e ferramentas para a transformação da organização na prática. Desde 2007, o curso já capacitou mais de 3.600 profissionais de 2.121 organizações.  

No Sesi, o programa Indústria Saudável trata a qualidade de vida, questões de lazer e estilo de vida e saúde e segurança no trabalho, como um desafio para a indústria. O programa fomenta a competitividade e a sustentabilidade da empresa, no que se refere à redução do absenteísmo por causas de saúde; aos custos crescentes de serviços de saúde; redução dos acidentes de trabalho e a adoção de um estilo de vida saudável pelo trabalhador. Um bem para a indústria e para o seu trabalhador.  


Carlos Magno
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal - FIBRA
Unidade de Comunicação e Marketing - UNICOM
Serviço Social da Indústria - SESI
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2