Sesi atua por uma indústria mais saudável
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Por meio de diagnóstico gratuito, empresas podem obter serviços importantes por custo inferior ao do mercado
Na Capital Federal, em um universo de 2 mil pessoas, 32,6% das mulheres se encontram em situação de alto risco para a atividade física, enquanto 13,8% dos homens se encontram na mesma situação. Quanto ao sobrepeso, homens detêm a maior percentagem: 50,5% ante 35,5% das mulheres. Por outro lado, os números de ambos foram relativamente parecidos em termos de obesidade: 17,35% para homens e 20,8% para mulheres. Esses dados estatísticos foram colhidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-DF), durante a Caminhada Medida Certa, da Rede Globo, realizada em Brasília em julho. E a instituição oferece, na mesma linha, de forma gratuita para as empresas industriais do DF, o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida, realizado por meio de entrevistas e avaliações física e bucal para identificar o perfil de saúde e estilo de vida dos trabalhadores.
“A missão do Sesi é promover a qualidade de vida do trabalhador da indústria, e isso vai além do cumprimento da legislação específica sobre segurança do trabalho. Queremos a mudança de hábito para um estilo de vida mais ativo e saudável, contribuindo para a redução do absenteísmo, do presenteísmo e dos acidentes de trabalho”, explica a administradora do Centro de Referência Indústria Saudável do Sesi-DF, Roberta Oliveira.
Por meio desse serviço, sem custo, são coletados dados como: se o trabalhador se alimenta corretamente, se ingere álcool, se é tabagista, se pratica alguma atividade física e se há alguma irregularidade em sua saúde. Desta forma, o Sesi-DF, por meio do Centro de Referência Indústria Saudável, tem condições de subsidiar a empresa industrial a programar ações focadas na melhoria da qualidade de vida dos seus funcionários. “Desta forma, além de se obter redução de acidentes de trabalho, absenteísmo e presenteísmo, a empresa adquire também ganhos na produtividade e competitividade. O intuito é a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, observa Roberta, que ainda lembra que um diferencial da atuação do Sesi é estar dentro das empresas industriais, realizando os atendimentos por meio das unidades móveis. “Desta forma, contribuímos com a redução do tempo de ausência do empregado do seu posto de trabalho”, ela completa.
A partir do diagnóstico, a área de Estilo de Vida Saudável atua por meio do Programa Lazer Ativo, que é um programa de soluções integradas para a promoção de um estilo de vida mais ativo e saudável. O Sesi Ginástica na Empresa é a principal intervenção do programa. “O Lazer Ativo baseia-se na informação, estímulo e criação de oportunidades para que as pessoas modifiquem condutas de risco à sua saúde. A idéia é que o industriário e sua família passem a adotar estilos de vida mais saudáveis”, explica o técnico de lazer Lúcio Salgado.
Outros serviços - Já na área de Engenharia e Segurança no Trabalho, o Sesi atua na elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho – PCMAT, Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – LTCAT Avaliações Quantitativas, Laudos, Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP e Consultoria para implantação, elaboração e capacitação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Em outra frente, na Medicina do Trabalho, o Sesi atua na elaboração, implementação, coordenação e operacionalização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, realizando os exames complementares e as consultas ocupacionais.
Ao contrário do Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida, esses serviços não são gratuitos, mas também não se apresentam muito onerosos para as empresas. Ao contrário. Por meio de uma política de fomento específica, as empresas industriais que tem até 20 empregados, por exemplo, gastam apenas R$ 1 por mês por empregado para levar informações e ações preventivas ao seu trabalhador. O valor aumenta proporcionalmente ao número de empregados, até 500, quando se encerra esse fomento e inicia-se outro. Para empresas maiores, há desconto no preço das consultas médicas, por exemplo. Essa é uma iniciativa que visa conscientizar as empresas da importância de se ter uma política de prevenção. “O custo varia muito de empresa para empresa, mas, no geral, o diferencial competitivo do Sesi é um grande atrativo”, avalia a gerente de Saúde do Sesi-DF, Valena Sávia.
O Centro de Referência Indústria Saudável é uma unidade estrategicamente localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), voltada para o atendimento às indústrias do Distrito Federal. Para os interessados, o telefone da área de relações com a indústria são 3642.7124 e 3642.7123.
Carlos Magno
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal – Unicom
Serviço Social da Indústria - Sesi
Foto: Divulgação