Sesi-DF: judoca do PAF leva medalha de bronze no Sub-13

paf_2Os alunos do Projeto Atleta do Futuro (PAF), desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-DF), trouxeram a vitória para casa mais  uma vez. Dos onze brasilienses que foram para a competição entre os dias 26 e 28 de setembro, no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13, em Belém, quatro são do Sesi e, foi um deles que conquistou a medalha de bronze, a única premiação obtida para o DF.

Depois de enfrentar quatro judocas que já tinham faixa verde, ou seja, aqueles que possuem mais de quatro anos de experiência, a principiante Luana Costa, 12 anos, conseguiu a vitória em três lutas peso meio-pesado (-52 kg) e trouxe a medalha para casa.

O técnico de judô da equipe, Carlos Roberto Teixeira de Oliveira, que acompanhou os alunos, ressalta que o resultado é fruto do trabalho de toda a equipe, direta ou indiretamente. “Muitos desses atletas jamais teriam feito tal proeza sem o apoio do Sesi. Alguns deles viajaram pela primeira vez de avião e tiveram a oportunidade de conviver com atletas de outros estados, podendo trocar conhecimentos e experiências”, disse.

O apoio do Sesi-DF envolveu também os pais, que tiveram a oportunidade de torcer mais de perto pelos brasilienses e, em especial, pelos seus filhos. “Sem esse auxílio, muitos pais não teriam condições financeiras para homenagear os seus filhos e incentivá-los ao esporte”, analisou.

A competição

pafCom a participação de 115 atletas no grupo feminino e 147 atletas no masculino, o que totaliza 262 atletas, a competição teve a representação de 25 estados. A delegação do Distrito Federal era composta por três técnicos e 11 atletas. Três deles não competiram por estarem acima do peso do DF, restando apenas sete participantes do DF, sendo sua maioria (4) do Sesi.  Com a conquista da medalha de bronze de Luana Coelho Costa, atleta do PAF Sesi-DF,  o Distrito Federal ficou em 12º lugar no ranking dos estados.Os outros três alunos do Sesi, Luiza Cristina Mota (12 anos), Iago Carvalho (12), e Milene Lopes (11), participaram de quatro lutas cada, com exceção de Milena, que perdeu as duas primeiras disputas no peso abaixo de 47kg e foi desclassificada. Das quatro lutas, Luiza ganhou duas e o Iago também. Eles competiram com peso abaixo de 52kg e 38kg, respectivamente.

PAF

O Programa Atleta do Futuro (PAF), além de oferecer atividades esportivas aos jovens entre sete e 17 anos de idade, também descobre talentos. Um deles é Ketlyn Quadros, que teve a oportunidade de receber aulas de gratuitas de judô no início de sua carreira. Atualmente, ela é a única medalhista olímpica feminina de judô no Brasil.

Entre as atividades oferecidas pelo programa estão: formação esportiva, atividades extras, participação em eventos sociais, além de inclusão social de crianças e jovens por meio do esporte.

 

 

Ailane Silva
Unidade de Comunicação e Marketing - Unicom
Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA
Serviço Social da Indústria - Sesi
Foto: Divulgação

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2