Jovens do PAF doam 2,5 toneladas para creche de Ceilândia
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
O engajamento de jovens e professores do Sesi Taguatinga no que se refere ao papel do cidadão na sociedade chegou ao seu ápice na manhã de hoje, com a entrega da arrecadação de 2,5 toneladas de donativos para a Creche Centro Comunitário da Criança, no P Norte, em Ceilândia. A creche trabalha com 100 crianças, com idade entre 3 e 5 anos. O PAF Solidário, como é chamado o projeto de alunos e professores do PAF de Taguatinga, teve início no dia 1º de agosto, com uma campanha de doação de mantimentos, agasalhos e brinquedos. Uma gincana levantou 2,5 toneladas, entre os 3.085 alunos de 147 turmas do PAF em Taguatinga.
A campanha foi idealizada com o intuito de estabelecer maior contato das crianças e adolescentes atendidos pelo programa, bem como de seus familiares, com os temas transversais relacionados à ética e responsabilidade social. Alunos, pais e professores foram pessoalmente entregar a doação em Ceilândia, comprovando que a entrega para o projeto foi integral.
“Esses jovens puderam ter acesso ao que é ajudar outras crianças. O PAF Solidário trabalha com temas transversais e um deles é a solidariedade. Nessa gincana, os atletas se esforçaram ao máximo. Foram 3 mil jovens e suas famílias doando para crianças que muito precisam. São jovens que também estão em dificuldades, mas doaram e se esforçaram mesmo assim para contribuir com o próximo”, destacou o supervisor da ação pelo Sesi, Bruno Tavares Pereira.
As doações foram entregues em um caminhão, e alunos e professores, por meio de uma força-tarefa, descarregaram caixas e sacos cheios de brinquedos, alimentos, roupas e até duas máquinas de lavar. “É uma ajuda sem precedentes. É a primeira doação que recebemos do Sesi e nossa creche precisava muito de uma ajuda desse porte. Veio em uma excelente hora. Fazemos um trabalho com cerca de 100 crianças, além de cursos e oficinas para os pais e isso vai reforçar muito nosso trabalho”, reiterou Luana de Oliveira, pedagoga e diretora em exercício da creche.
Solidariedade e gratidão na história dos professores do PAF
“Fazer pelos outros o que um dia foi feito por mim. Além de solidariedade, é uma gratidão por toda ajuda que me deram”, enalteceu Jussara Laurentino, professora de natação do PAF de Taguatinga. Hoje formada em educação física e profissional do Sesi, Jussara já esteve entre as crianças da creche que recebeu ajuda, e hoje estava feliz por poder retribuir o carinho. “Foi aqui que cresci, desde menininha. E depois, foi meu primeiro emprego. É uma trabalho lindo que é feito com essas crianças e me sinto muito feliz de colaborar com a instituição. Foi uma fase linda da minha formação e me ajudaram muito. Faço quase que uma obrigação para eles aqui”, reforçou Jussara que já possui uma filha na creche e sua mãe é uma das principais colaboradoras do centro comunitário.
De acordo com o projeto, o PAF transcende o âmbito esportivo e suas dimensões educacionais visam atingir a transformação de atitude dos participantes por meio do pilar educacional “Aprender a ser”, amplamente difundido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Além da doação, os jovens do PAF agendaram outras visitas para manhãs de socialização com as crianças. Serão atividades lúdicas, pedagógicas e culturais com as crianças, que ficaram muito felizes com a doação. “Agora teremos muita comida e brinquedos para todos. Obrigado ao Sesi”, enalteceu uma das crianças da creche.
Carlos Magno
Unidade de Comunicação e Marketing – UNICOM
Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA
Foto: Cristiano Costa/Unicom
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.