Doze países conhecem expertises do programa Cozinha Brasil

banner_site_cozinha-brasilA metodologia do Programa Cozinha Brasil, do Conselho Nacional do Sesi, está sendo compartilhada no decorrer desta semana, com representantes de doze países da África, Caribe, Américas e Ásia. O curso de transferência de tecnologia do Cozinha Brasil é resultado de uma parceria do Conselho Nacional do Sesi, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Representantes do Egito, Belize, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Tanzânia, Honduras, Ilhas Fiji, México, Burundi, São Cristóvão e Nevis, Granada e Sri-Lanka estiveram presentes ao evento, na sala plenária da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA).

A capacitação é resultado da apresentação do programa durante o seminário Cooperação Técnica Brasileira: Agricultura, Segurança Alimentar e Políticas, realizado em junho deste ano pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), na Itália.

“A alimentação faz parte do que é mais essencial ao ser humano. O desenvolvimento físico e mental fica prejudicado se as condições de uma alimentação saudável não forem satisfatórias. A nutrição é uma necessidade básica e faz parte da nossa sobrevivência. O programa Cozinha Brasil é um dos trunfos do Sesi e será um grande prazer compartilhar com vocês nossas iniciativas”, destacou o superintendente do Sesi-DF, Adonias Santiago.

Por meio de vídeo, Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi, destacou a importância de compartilhar experiências bem-sucedidas. “É um grande prazer repassar a tecnologia do Cozinha Brasil. Se contribuirmos com a erradicação da fome, já estamos fazendo um grande serviço”, pontuou.

Ao longo da semana, entre os destaques da programação do curso, estão as avaliações de impacto social do programa; palestras e aulas; bem como a montagem e implementação do programa dentro das especificidades de cada País. Confira a programação completa aqui.

Cozinha Brasil promove o aproveitamento integral dos alimentos

gsweO programa ensina a evitar o desperdício aproveitando integralmente os alimentos, como caule, talos, cascas, folhas e sementes, aliando economia, qualidade e sabor. As receitas buscam respeitar as diversidades regionais e a utilização de alimentos típicos de cada localidade. Após o encontro, os países participantes poderão absorver as tecnologias do programa, desde que oficializem um pedido a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) por meio de um termo de cooperação.

Durante a abertura do curso, foram apresentados, por meio de vídeos, um breve histórico do funcionamento do “Sistema S”, bem como a forma de atuação do programa e sua implantação em outros países. No decorrer da semana, será repassada a metodologia do programa, bem como as avaliações de impacto social. Um passo a passo de como montar o programa dentro das especificações de cada nação será tema da finalização do curso.

Abrangência do programa

O programa já é desenvolvido no Uruguai e Moçambique, e está sendo implementado na Guatemala e em El Salvador. No Brasil, quase um milhão de pessoas são beneficiadas. Os cursos são ministrados nas unidades móveis do Sesi e divididos em duas modalidades: para a população, com 10 horas/aula, e para profissionais da área de alimentação, de 24 horas/aula.

 

Seguem as Curso de Tecnologia Social do Programa SESI Cozinha Brasil - Educação Alimentar e Aproveitamento de Alimentos.

Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Fotos:Cristiano Costa / Fibra-Unicom
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2