Inclusão de pessoas com deficiência em debate

inclusA atuação da indústria na inserção profissional de pessoas com deficiência esteve em debate ontem durante o 7º Encontro da Rede Sesi Indústria Sustentável, realizado pelo Sesi-DF no Edifício-sede do Sistema Fibra. O evento contou com a parceria do Senai-DF, que apresentou, por meio de palestra, seu papel na inclusão de Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) para a indústria. As diretrizes do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI) foi utilizado como base para o encontro, ilustrando sua aplicação no Brasil e no DF.

A gestora nacional do PSAI, Loni Elisete Manica, apresentou a iniciativa e chamou atenção para a junção do trabalho do Sesi e do Senai em favor da inserção social e profissional de pessoas com deficiências. “Unirmos ações do Sesi e Senai é poder contar com muito mais força, e torna o trabalho mais completo e abrangente”, destacou.

Para Loni, o PSAI busca levar, primordialmente, educação para a inclusão de PNE’s, além de outros grupos por raça, etnia e gênero. “Por meio da inclusão, o Senai pode mudar a realidade de muitas pessoas com deficiência nas empresas brasileiras, e além de tudo auxilia a indústria no cumprimento da lei de cotas estabelecida pelo Governo Federal”, destacou.  Para alcançar os objetivos, o programa PSAI possui parcerias com ONGs, empresas e órgãos governamentais e é apoiado pelo Departamento Nacional do Senai.

A gestora chamou a atenção para o fato de que o Ministério do Trabalho garantiu o reforço na fiscalização junto às empresas. “O Ministério do Trabalho já declarou que vai apertar a fiscalização nas empresas devido aos resultados do último censo. A cota de contratação dos PNE’s nas empresas será exigida à risca, e passível de multas altíssimas para quem descumprir”, destacou.

O PSAI e as empresas

InclusaoOs representantes das empresas presentes ao encontro puderam conhecer a atuação do programa, seus pontos fundamentais, metodologia de aplicação voltada para os deficientes, abrangência em todo o País, aplicação e rigor da legislação, e alguns resultados já levantados.

“Os empresários precisam sentir que essas pessoas podem ter espaço no mercado e também se sentirem úteis dentro das instituições. Elas precisam ver que podem levar qualificação para seu ambiente de trabalho por meio dos cursos de formação realizados pelo Senai e pelo Sesi. Os empresários poderão contar com grandes profissionais”, destacou Loni.

Interlocutora do PSAI no DF, Ana Luzia Correa, destacou a relevância da qualificação dos PNE’s para a indústria. “Não dá mais ignorar essas pessoas e o seu valor para o trabalho. Os PNE’s podem fazer um trabalho eficiente como qualquer outra pessoa desde que se preparem e recebam o treinamento adequado para o ofício que desempenham. Hoje não tem mais espaço para o assistencialismo dentro das empresas. Precisamos de pessoas cada vez mais qualificadas trabalhando”, enalteceu.

Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Após a palestra, os participantes puderam ter acesso a aplicação da linguagem de libras entre o deficiente auditivo André Rodrigues Carvalho, e a intérprete Cássia de Sousa Carvalho, ambos do Senai-DF. No encerramento, uma sensibilização com música foi promovida com a apresentação do professor de informática do Senai, Valter Júnior, que discursou sobre sua condição de deficiente visual e levou suas canções sobre os cinco sentidos.

“Passei a ver minha realidade de forma diferente. Às vezes, me vinha a tristeza de ter perdido minha visão, mas notei que ficaram minha audição, meu tato, meu paladar e com eles eu poderia ter uma vida boa também. Conseguir alcançar vitórias com o que temos é uma enorme conquista. Estou aqui para trazer palavras de ânimo e perseverança para essas pessoas”, finalizou. No fim de sua apresentação, Valter distribuiu seus CDs para o público presente.

 

 

Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br
Fotos: Rafael Curado 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2