Incentivo do Sesi-DF leva judoca a competição internacional
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Por meio de projetos do Sesi voltados para a promoção do esporte, jovens talentos são descobertos e recebem grandes desafios. Desde cedo, pequenas promessas recebem do Sesi-DF oportunidades para crescer e demonstrar todo seu potencial. O incentivo vai além da estrutura física e material para a prática esportiva: os atletas são acompanhados no rendimento escolar para que se tornem, antes de tudo, cidadãos de bem ou futuros vencedores.
Os frutos já estão sendo colhidos pelo Projeto Atleta do Futuro (PAF). Aluno da unidade de Taguatinga, Hugo Hendrick Dias Gonçalves, 16 anos, é integrante do projeto desde os cinco e já deixou de ser promessa para se tornar uma realidade no judô brasileiro. Conhecido no Brasil em sua categoria (Sub-17) pelo histórico de vitórias, Hugo classificou-se em uma seletiva disputada em Fortaleza no último mês para uma competição na Europa, que equivale a uma etapa do Circuito Europeu de Judô 2012, e vai representar o Brasil e o Sesi no torneio. O judoca irá competir durante duas semanas, divididas entre os dias 22 de abril e 10 de maio, nas cidades de Bucareste, na Romênia, e Berlim, na Alemanha.
Prata da Casa, Hugo é aluno do Sesi desde 2001
"Estou há 11 anos integrando o projeto. Para minha vida é muito enriquecedor e aprendo muito a cada dia. São muitas oportunidades que estão surgindo desde que passei a competir pelo Sesi. Ano passado fui à Europa competir com muitos atletas de peso e isso vale muito a pena. Esse ano vamos nos superar", reforçou o judoca.
O atleta iniciou a prática de judô em 2001 na unidade de Ceilândia, por determinação de sua mãe para ocupar o tempo e a mente, pois havia acabado de perder seu pai. Atualmente está treinando na unidade do Sesi de Taguatinga. Competidor nacionalmente conhecido nas categorias de base do judô, Hugo realiza um trabalho de muito treino e preparo físico. A cada ano, o judoca se credencia cada vez mais pelas suas conquistas nacionais e internacionais.
"Hugo tem aproveitado muito bem as condições e oportunidades oferecidas pelo Sesi. Com a oportunidade de participar de um campeonato no exterior, ele se dedica cada vez mais aos treinos", destaca Carlos Roberto Teixeira de Oliveira, professor do Sesi Taguatinga e treinador do atleta desde o começo de sua carreira.
Intensidade e dedicação nos treinos e na sala de aula
A preparação durante a semana de Hugo é intensa. De segunda a sexta-feira, durante a tarde e a noite, o judoca realiza treinamentos na parte física e técnica. No turno da manhã e alguns dias à tarde, Hugo se dedica aos estudos na unidade do Sesi, em Taguatinga, do qual recebe bolsa integral. Além disso, Hugo é submetido a treinamentos também aos domingos, com a seleção do DF, ministrados das 9h às 11h. "A minha rotina é puxada. Acordar muito cedo, estudar, treinar e ainda conseguir resultados. Mas sei que tudo isso valerá a pena no final", destacou o jovem campeão.
Conquistas - Hugo participou da seletiva do Circuito Europeu, em Fortaleza, ficando entre os quatro melhores colocados na classe Sub 17 (-81kg). O judoca foi integrado à seleção brasileira que participará do Circuito Europeu de Judô Sub-17. No ano passado, Hugo também foi convocado, ficando na 5ª colocação geral do Circuito Europeu.
Entre as conquistas nacionais e internacionais estão: bicampeonato brasileiro regional, campeonatos nacionais, terceiro colocado no Panamericano (Panamá), terceiro colocado no Open Panamá, hexa campeão no ranking de Brasília, bi campeão Copa Brasília Internacional e quinto colocado no circuito europeu.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Foto: Cristiano Costa
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br