Atitude solidária marca a 19ª edição da Ação Global
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
A participação solidária de mais de 30 instituições parceiras e cerca de 510 profissionais voluntários levou aos 38.916 atendimentos feitos aos moradores da Vila Rabelo neste sábado (5), durante a 19ª edição nacional da Ação Global 2012. Ao longo de todo o dia foram atendidas cerca de oito mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. Jovens, crianças e adultos contaram com uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer, cultura, cidadania e educação oferecidos na Escola Classe 17, na Área Especial da comunidade Vila Rabelo.
Vanderléa das Dores da Silva mora no local e passa sempre pelo Ponto de Encontro Comunitário (PEC) instalado em frente à Escola Classe 17, mas nunca teve o interesse de conhecer melhor o local. A dona de casa de 25 anos acreditava se tratar de uma área de lazer, até que teve a oportunidade de descobrir, por meio da Ação Global, que o local tem o objetivo de promover a prática de exercícios públicos que visam melhoria na saúde e na qualidade de vida.
No PEC, durante a Ação Global, profissionais de Educação Física e Nutrição passaram o dia orientando os usuários. Por meio deste serviço, Vanderléa pôde perceber que está acima do seu peso ideal e necessita adotar hábitos saudáveis. Ela pesa 111 kg, tem 1,63m de altura, é fumante, sofre de asma e pressão alta. “Eu vim aqui achando que ia trazer meus três filhos para brincar e saio com um alerta de que preciso me cuidar mais”, avalia.
Saúde e educação para crianças
Moradora do bairro e com dois filhos, Dorailda Francisco de Aquino tem 35 anos e trabalha como empregada doméstica. Seus filhos – Diego e Mateus, de 10 e 9 anos respectivamente, estão com dificuldades na escola – já foram reprovados – e a direção a indicou que procurasse os serviços do Sesi-DF para identificar a causa e a cura. Os dois garotos têm dificuldade com a fala e receberam consulta gratuita com os fonoaudiólogos. “Meu marido tem a mesma dificuldade e eu acho que é hereditário. Quero tratar os meninos enquanto é tempo para que eles não se prejudiquem mais”, ela conta.
Os alunos da Escola Classe 17 participaram ativamente da Ação Global neste sábado. A escola atende a 670 alunos, de quatro a 11 anos, com educação infantil e ensino fundamental do primeiro ao quinto ano nos turnos matutino e vespertino.
Segundo a diretora Lucélia Delgado Monteiro de Azevedo, a ação é muito importante por ser uma comunidade carente e com pouco acesso a esses tipos de serviços. “Os alunos têm uma condição social, cultural e financeira bastante defasada. Vivem em uma realidade bem difícil. Alguns desses serviços, como a oftalmologia e a pediatria, são essenciais para a manutenção da saúde e importantes para que os alunos consigam obter melhor desempenho escolar. É muito difícil conseguir que os alunos encaminhados para oftalmologia, dentista e outras áreas consigam o atendimento. E a comunidade escolar veio em peso para o evento”, ressaltou.
Exercício da cidadania na pauta da Ação Global
O aluno da quarta série Aeyson Keyson Breno de Farias Gomes, 10 anos, veio a Ação Global para retirar a sua primeira identidade e concertar a bicicleta que estava sem pneu, câmara de ar e freios. Enquanto aguardava na fila da oficina de bicicletas, contou que estava há dois meses sem o brinquedo porque não tinha dinheiro para pagar a manutenção. Com a bicicleta devolvida com os devidos reparos, ele se mostrou sorridente. “Agora estou feliz. Ganhei minha bicicleta no ano passado do meu pai e gosto de ir com ela para todo lugar”, ressalta.
Marilene da Silva Carvalho, 39 anos, conta que estava sem carteira de Identidade. “Eu vim do Maranhão para Brasília há seis anos. Depois que cheguei, minha identidade foi extraviada. Faz dois anos que estou sem o documento. Hoje vou fazer. Esse é um documento que precisamos para muitas coisas”, conta.
A Rede Globo, tradicionalmente, escala atores e atrizes para participarem ativamente da iniciativa todo ano. “O Sesi e a Ação Global estão de parabéns pela iniciativa de beneficiar uma população carente como a da Vila Rabelo. É a celebração da grande festa da cidadania.”, destacou a atriz Bianca Bin, que passeou pelos estandes durante toda a manhã e parte da tarde. Bianca distribuiu autógrafos e muita simpatia a crianças presentes a escola neste sábado.
Serviço voluntário que marca vidas
Aos 42 anos, Maria Cilene da Silva nunca havia ido a um oftalmologista e durante a Ação Global, por meio do Visão Institutos Oftalmológicos, pôde ser consultada sem custo algum. O diagnóstico mostrou 10 graus de miopia. “Eu tive muito problema com isso. Já fui demitida de empregos por não enxergar direito. Hoje tudo mudou para mim, fui tratada e ainda vou receber meus óculos. Tudo isso é maravilhoso. Estou muito agradecida”, destacou a faxineira que após o tratamento feito pela clínica, ainda ganhará gratuitamente seu par de óculos da Ótica Brasiliense.
Segundo o oftalmologista do instituto, o serviço prestado na Ação Global foi além, porque parte dos atendimentos serão complementados na clínica mesmo depois do evento. “Alguns casos mais graves encaminhamos para tratar na clínica gratuitamente. Esses moradores receberão acompanhamento especial”, destacou.
Para o vigilante Risonaldo Barbosa da Silva, seu dia na Ação Global também mudou uma triste realidade. “Fiquei sabendo que poderia tratar meus dentes de graça e corri para cá. Já deixei de conseguir empregos por causa dos meus dentes e agora isso não será mais um problema”, enalteceu o pai da Daniele, do Davi e do Bruno, que também aproveitaram e foram ao dentista do Sesi, na Ação Global.
Receitas gostosas e fáceis de fazer no estande do Cozinha Brasil
Bolo de casca de banana e suco da horta foram algumas guloseimas que os moradores da Vila Rabelo aprenderam ao longo do dia neste sábado. “Adoro cozinhar e não sabia fazer receitas reaproveitando alimentos. O Cozinha Brasil é muito interessante e já vou poder pegar receitas novas e fazer na minha casa porque são simples e baratas”, destacou a estudante Luciana Pereira, 18 anos. Além de Luciana, quem participou das oficinas também degustou as receitas preparadas ao longo do dia.
Exemplo de doação e voluntariado
Os alunos de odontologia da Universidade Paulista (Unip) promoveram apresentações teatrais para o público presente. Passaram informações de saúde e higiene bucal a crianças, jovens e adultos presentes, que aprenderam como prevenir a ação das cáries na dentição. “Notamos uma excelente receptividade das pessoas. São uma comunidade carente e precisam receber o Maximo de informação possível”, reforçou.
A atuação de empresas e instituições parceiras do evento foi ativa e determinante para o sucesso desta edição. Entre as empresas participantes, estão Secretaria de Saúde do DF, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Faculdade Anhanguera, Universidade Católica de Brasília, Óticas Brasiliense, Visão Institutos Oftalmológicos, Universidade Paulista (Unip), Siemens e Clínica Para Ouvir, Caixa Econômica Federal, Sesi e Senai, Brasal Refrigerantes, 100 Dimensão, Senac, Serbrinque, LM Copiadora, Procon-DF, FAJ/OAB, SRTE, Secretarias de Justiça, Saúde, Educação e Segurança Pública do DF, Polícias Civil e Militar do DF, Corpo de Bombeiros e Ministério da Defesa.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Fotos: Nilson Carvalho
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br