Mais uma chance para a virada de vida de jovens no DF

O primeiro passo de um grande projeto é reunir forças e concentrá-las em busca de um objetivo comum a todos. A partir desse direcionamento, a primeira turma do Projeto ViraVida de 2012 deu início a uma ambientação com 50 alunos no Sesi Taguatinga. São três semanas de atividades de socialização e ambientação dos novos alunos, em que serão trabalhados os conceitos-chave do projeto: disciplina, respeito, dignidade, auto-estima e trabalho. 

O ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, criado para atender jovens em situação de vulnerabilidade social. Para a maioria dos jovens que serão atendidos pelo ViraVida, o programa será o resgate da identidade distorcida diante da dura realidade de algum tipo de exploração. Ao longo dessas três semanas, os alunos novatos passarão por acolhidas, vivências e oficinas em que serão arraigados conceitos e regras de convivência ao longo de todo o ano. 

Nos primeiros dias, os jovens terão oportunidade de dividir experiências vividas, conhecerão as orientações iniciais para participarem do projeto, além de algumas dinâmicas sobre relacionamentos. Hoje (16), foi promovida a atividade Roda das Intenções, onde os alunos participam de um brainstorm sobre o que é ruim e o que é bom nas suas vidas. Durante a atividade, orações são realizadas pelos alunos em conjunto. 

Até o começo de junho, os alunos participam das dinâmicas “A magia de aprender”, “Roda das intenções”, “Conversando sobre Direitos Humanos”; e das oficinas sobre alimentação consciente, tabagismo, cozinha experimental, brinquedos, cidadania e protagonismo, resgate da auto-estima, de hidratante capilar e corporal, além de aulas de mecânica, elétrica e informática. “Ao longo da ambientação, os alunos receberão informações sobre o que permeia o projeto. A intenção é conseguir mantê-los motivados e compromissados com nossa filosofia de mudança de vida. Queremos que seja algo que renove as esperanças desses jovens, que eles se sintam dignos de uma nova possibilidade de uma vida melhor”, destacou a coordenadora da iniciativa no DF, Cida Lima. 

Além de Cida, que dirige a equipe do Sesi destacada para cuidar desses jovens,  temos a participação durante a ambientação de profissionais como a psicóloga Lucyanna Miranda, as professoras Gislene Martins e Raquel Cardoso, a assistente social Aline Morais, a pedagoga Dgene Fernandes e a técnica em enfermagem Marli Oliveira. 

Uma vida melhor para quem precisa

O ViraVida busca promover a elevação da auto-estima e da escolaridade dos adolescentes e jovens participantes, para que desvendem o próprio potencial e assim conquistem autonomia. O processo sócio educativo está baseado em cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas desses adolescentes e jovens. Os cursos contemplam a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica, noções de autogestão. Também asseguram aos alunos atendimento psicossocial, voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares.

 

Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Fotos: Nilson Carvalho
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria  SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br

 

 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2