Espetáculo circense deu boas vindas aos industriários na abertura

A grandiosidade do espetáculo de abertura da 8ª edição dos Jogos Nacionais do Sesi fez jus ao porte do maior evento esportivo de classe do País. Uma superprodução de dança, teatro e acrobacias circenses deu boas-vindas aos trabalhadores no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. O espetáculo emocionou aos mais de mil industriários presentes, que em seguida, foram recepcionados com um jantar no hall de entrada, na primeira noite do evento  (5). O presidente da FIEG, Pedro Alves de Oliveira, e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, deram boas-vindas aos atletas e fizeram votos de uma competição justa e solidária aos trabalhadores-atletas. 
 
Recebemos vocês de braços abertos e espero nestes quatro dias de disputa, entre em campo o respeito, o companheirismo, a saúde e a qualidade de vida. Sejam todos muito bem-vindos, Goiânia está feliz em recebê-los, discursou o presidente da FIEG. A abertura apresentou o espetáculo Imagem e Sonho, do Grupo Tholl, de Pelotas (RS). Os artistas trouxeram alegria para o início dos Jogos. O intuito foi de resgatar a cultura do circo e levar atrações com referências lúdicas para emocionar os trabalhadores, destacou a gerente de Lazer do Sesi de Goiás, Aida Inácio Fernandes.
 
Para a competição, todos os estados da Federação foram divididos em suas regiões e passaram a disputar o certame por grupos. Além dos jogos, a programação também promove o intercâmbio cultural entre os estados. Os trabalhadores, oriundos de todo o País, mantêm contato direto com a cultura de Goiás. Entre as atrações estão comidas típicas, músicas e o artesanato local. 
 
Vamos servir rodízio de panelinha, carne de sol, paçoca, adianta Aida. Segundo ela, uma cidade cenográfica, montada no Clube do Sesi, mostrará a história do estado e como era a antiga capital, a cidade de Goiás. Dentro do clube, foi montada uma exposição com bichos do Cerrado, como tamanduá, mico-leão-dourado e lobo-guará. Os trabalhadores poderão fazer passeios e conhecer pontos turísticos de Goiânia, como os parques e o Memorial do Cerrado. 
 
Os trabalhadores contam ainda com uma vasta programação cultural no teatro dentro do clube que tem capacidade para receber 650 pessoas. São apresentações culturais e atrações especiais como os vencedores do Festival Sesi Música. Outra atividade é a Feira do Cerrado, montada no Clube, que apresenta produtos e artesanatos de Goiás. 
 
Delegação do Distrito Federal busca novos desafios 
Disputando os Jogos em cinco modalidades, os 43 trabalhadores-atletas de seis empresas do DF iniciaram ontem a participação candanga nos Jogos. O tenista Renato Avelar, do Metrô-DF, foi derrotado na estreia pelo representante da região Sudeste, Hugo Schafer, em 2 sets a zero. Ainda no tênis de campo, seu companheiro de empresa, José Fernando, deu o troco e venceu por 2 sets a zero o representante do Norte, Ivanildo Wilkens. 
 
A equipe da Entherm, de futebol de campo, foi derrotada na estreia pela equipe do Huston, da Região Nordeste por 3 gols a zero. Na quarta o DF volta a disputa em todas as modalidades: futebol de campo, atletismo, xadrez, natação e tênis de campo.
 
Para o chefe da delegação do DF, Willian Vitorino, o xadrez rápido, o atletismo e a natação possuem grandes chances de medalhas. O Sidney Bissacot é sempre uma grande força do DF nessas competições. A natação, que vem encabeçada pelo Marlon Capdeville e o revezamento 4x100, na categoria 35+ sempre chegam forte. Sem contar que o nosso atletismo possui tradição e traz grandes surpresas e os competidores sempre se preparam muito bem, destacou. 
 
Clube Ferreira Pacheco passou por reformas para receber a competição 
Os trabalhadores que participam dos jogos competem no Clube Sesi Antônio Ferreira Pacheco, um moderno complexo de esporte e lazer que recebeu investimentos de mais de R$ 12 milhões. O Sesi remodelou a estrutura para melhorar e ampliar as atividades oferecidas pelo clube. O novo complexo está sendo inaugurado durante a 8ª edição dos jogos. Com uma área de mais de 135 mil metros quadrados, o complexo esportivo e de lazer ganhou novas coberturas e modernos vestiários. Foram trocados os pisos das quadras, a instalação de iluminação e de som e os painéis eletrônicos.
 
Depois da reforma, o local ganhou quatro quadras poliesportivas, três campos de futebol society e um de grama com medidas oficiais, duas quadras para vôlei de praia e três piscinas: uma olímpica, outra semiolímpica e de saltos ornamentais. Recebeu ainda um centro de eventos com 2 mil metros quadrados, com área de alimentação e espaço para receber 1,5 mil pessoas, um ginásio e um alojamento com  capacidade para 244 pessoas.  
 
Atividades variadas ao alcance dos participantes 
As provas dos Jogos, que ocorrem das 8h às 18h, e são abertas ao público. A competição vai além das disputas de provas e partidas. Uma série de atividades foram organizadas para usufruto dos trabalhadores-atletas no Ferreira Pacheco. 
 
O Centro de Convivência reúne praça de alimentação, jogos eletrônicos, camarim divertido, oficina de educação continuada; além de oficinas do Programa Cozinha Brasil. No Espaço do Atleta, foi disponibilizado serviços voltados especificamente para os competidores: alongamentos personalizados, massagem expressa, reflexologia, além  de espaço para leitura e Lan House. No Espaço Saúde são realizadas avaliações corporais e medidas de pressão arterial. No Espaço Beleza, os mais vaidosos podiam cuidar dos cabelos, além de manicure, pedicure e modelagem de sobrancelha. Na Feira do Cerrado, artesanatos, bijouterias, roupas, acessórios e os mais variados sabores da região estavam ao alcance dos participantes. 
 
O objetivo do Sesi é usar o esporte para levar para dentro das empresas os valores do esporte, que são trabalho em equipe, disciplina, superação e determinação, lembra o gerente de Vida Saudável do Departamento Nacional do Sesi, Antônio Muzzi. Com isso, segundo ele, o Sesi promove um ambiente de trabalho mais saudável, que aumenta a produtividade das empresas.  
 
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Fotos: Paulo Lacerda - CNI
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria  SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2