Jovens de todo o País debatem protagonismo Juvenil
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
O protagonismo juvenil será tema do Seminário Nacional do Projeto ViraVida, a ser realizado no próximo dia 28, na Sala Yara Amaral, do Sesi Taguatinga, para a juventude do Projeto Vira Vida. O evento expressa o desejo dos jovens brasileiros de se tornarem autores da sua própria história. O Seminário vai priorizar os saberes, fazeres e direitos conquistados pela juventude. No mesmo dia, será lançada ainda a publicação “Protagonismo e Juventude – ViraVida na minha vida”.
“Acredito que o protagonismo juvenil é exatamente o que o seu sentido literal quer dizer na origem grega, o lutador principal. Nós, jovens, temos uma história incrível de lutas no Brasil e aqui, no projeto ViraVida, nós temos grandes lutadores. Ser protagonista, para mim, é lutar pelo que você acredita e alcançar os seus objetivos”, destacou Paulo*, de 17 anos – aluno do curso de Assistente Administrativo do projeto ViraVida no DF.
Uma comissão formada por alunos de todos os estados participou da construção da programação, debates e estratégias de linguagem do encontro. Na programação do evento, está previsto o Documentário “ViraVida na minha Vida” e da Palestra “O que é o Protagonismo Juvenil?”. Em seguida, serão apresentadas ações do Projeto Conviver, e do musical promovido pelos alunos do projeto no Distrito Federal.
De acordo com a chefe de gabinete da presidência do Conselho Nacional do Sesi, – e uma das organizadoras do evento - Sandra Cabral, “as grandes mudanças na história contemporânea do Brasil foram fruto da mobilização de jovens. O Seminário 2012 vai considerar a necessidade dos jovens de se apropriarem da sua história, alinhada às lutas da juventude em defesa dos seus direitos e da cidadania”, disse.
METODOLOGIA – O seminário será baseado na teoria de um dos especialistas no tema educação, o professor Antonio Carlos Costa. “Ele afirma que, como modalidade educativa, o protagonismo juvenil, é a criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens a participação em atividades voltadas para as soluções de problemas reais com iniciativa, liberdade e compromisso”, declarou Maria do Carmo Aguiar, técnica do projeto em nível nacional.
*Nome e idade fictícios, criados para preservar a identidade do aluno.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
SESI - Serviço Social da Indústria SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br